dengue
Saúde

Cientistas projetam máscara ideal reutilizável contra o coronavírus

Após décadas de experiência, os pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia criaram a máscara e estão disponibilizando o projeto livre de patente, para qualquer pessoa ou indústria fabricá-la

10 Out 2020 - 15h00Por Da Redação

Uma máscara facial reutilizável, que protege os usuários e as pessoas ao seu redor contra o SARS-CoV-2, o novo coronavírus, foi criada por pesquisadores norte-americanos.

Ela é confortável o suficiente para ser usada o dia todo e permanece no lugar sem que a pessoa precise ficar ajustando toda hora.

Após décadas de experiência, os pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia criaram a máscara e estão disponibilizando o projeto livre de patente, para qualquer pessoa ou indústria fabricá-la.

“Adotamos uma abordagem baseada na ciência para projetar uma máscara melhor e estamos muito entusiasmados em fazer com que ela seja divulgada para que as pessoas possam usá-la para ajudar a protegerem a si mesmas e a outras pessoas do perigo,” disse o professor Sundaresan Jayaraman.

A máscara modular combina um material de filtragem com um tecido elástico para mantê-la no lugar.

Material reutilizável

Os protótipos feitos para teste usam ganchos e fechos na parte de trás da cabeça, e incluem um bolso para um filtro opcional, para aumentar a proteção.

Após 20 lavagens, os protótipos não encolheram e nem perderam a forma.

Melhor que as de pano

A falha fundamental nas máscaras de pano reutilizáveis é que – ao contrário dos respiradores N95 – elas vazam ar pelas bordas, ignorando seu mecanismo de filtragem.

Isso permite que partículas de vírus, gotículas grandes e até aerossóis menores, entrem no ar inspirado pelos usuários e permitem que partículas de pessoas infectadas saiam da máscara.

Não embaça

O problema do vazamento aparece nas reclamações sobre óculos, que embaçam conforme o ar exalado vaza ao redor do nariz, tornando menos provável que as pessoas usem as máscaras.

Ela também evita que o usuário faça ajustes constantes, que podem contaminá-lo sempre que tocam nas máscaras, após tocarem em outras superfícies.

Sem vazamento

Pra evitar vazamento, Jayaraman e sua colega Sungmee Park criaram uma máscara de duas partes que é presa atrás da cabeça como os respiradores N95.

A parte frontal – o componente de barreira – contém o material que filtra e se ajusta firmemente, permitindo espaço à frente do nariz e da boca para evitar restrições respiratórias e permitir falar sem restrições.

Filtro

Essa parte frontal é feita com um material que absorve a umidade, o mesmo tipo usado em roupas esportivas, e inclui um bolso no qual um filtro pode ser inserido para aumentar a eficiência da filtragem e, assim, aumentar a proteção.

O filtro de tecido lavável é feito de uma mistura de Spandex e poliéster.

A segunda parte da máscara é feita de material elástico.

A parte extensível, que possui orifícios para as orelhas para ajudar a posicionar a máscara, mantém a parte frontal no lugar e é presa com ganchos convencionais e ilhós, um mecanismo que é usado em roupas há séculos.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Ver mais de Saúde