dengue 2
Saúde

Cientistas conseguem rejuvenescer células cerebrais

Os pesquisadores abriram caminho para o desenvolvimento de tratamentos para doenças cerebrais relacionadas à idade, como as demências

31 Ago 2019 - 06h00Por Da Redação

Cientistas do Reino Unido descobriram uma maneira de reverter células-tronco mais velhas para um estado mais jovem e saudável. Os pesquisadores Michael Segel e Kevin Chalut, da Universidade de Cambridge abriram caminho para o desenvolvimento de tratamentos para doenças cerebrais relacionadas à idade, como as demências.

À medida que nossos corpos envelhecem, músculos e articulações podem se tornar mais rígidos, tornando os movimentos mais difíceis e o enrijecimento cerebral relacionado à idade tem um impacto significativo na função das células-tronco cerebrais.

Elas são um tipo de célula-tronco cerebral importante para manter a função normal do cérebro e para a regeneração da mielina, a bainha gordurosa que envolve os nossos nervos, que é danificada em doenças como a esclerose múltipla.Os cientistas descobriram como o aumento da rigidez cerebral gerado pelo envelhecimento causa disfunção das células-tronco do cérebro, as chamadas células progenitoras de oligodendrócitos (CPOs).

Os efeitos da idade nessas células contribuem para a esclerose, mas sua funcionalidade também diminui com a idade em pessoas saudáveis.

Como

Para determinar se a perda de função das CPOs envelhecidas era reversível, os pesquisadores transplantaram CPOs de ratos idosos para os cérebros mais macios e esponjosos de animais mais jovens.

Em vez de danificar o cérebro mais jovem, as células cerebrais mais velhas foram rejuvenescidas e começaram a se comportar como suas novas colegas mais jovens e vigorosas. E o contrário também aconteceu na situação inversa.

“O que foi especialmente interessante foi que, quando as células cerebrais antigas foram cultivadas no material macio, elas começaram a funcionar como células jovens – em outras palavras, elas foram rejuvenescidas,” contou Chalut.

Descobertas sobre como as células-tronco cerebrais envelhecem e como esse processo pode ser revertido têm importantes implicações para futuros tratamentos, porque fornecem novos alvos para lidar com as questões ligadas ao envelhecimento, incluindo como recuperar a função perdida no cérebro. Ainda não há previsão de quando essa técnica será usada em humanos.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Ver mais de Saúde