Unimed
Saúde

Chega a São Paulo avião com mais 2 milhões de vacinas da Índia

Material está pronto para ser aplicado e será rotulado pela Fiocruz

23 Fev 2021 - 12h23Por Agência Brasil
Chega a São Paulo avião com mais 2 milhões de vacinas da Índia -

Aterrissou na manhã de hoje (23) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, o avião com 2 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus importada da Índia. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o imunizante da AstraZeneca produzido pelo Instituto Serum vai passar pelos trâmites alfandegários em São Paulo antes de ser enviado ao Rio de Janeiro.

IPTU 2021 JARAGUÁ

O material já vem pronto para ser aplicado e será apenas rotulado na Fiocruz. A importação de doses prontas é uma estratégia paralela à produção de vacinas acertada entre a AstraZeneca e a Fiocruz para acelerar a disponibilidade de vacinas à população.

Mais 8 milhões de doses estão previstas pelo acordo com os parceiros AstraZeneca e Instituto Serum, mas ainda não há data prevista para o recebimento. Em janeiro deste ano, a Fiocruz já havia recebido 2 milhões de doses da vacina.

Produção local
Enquanto negocia a chegada das doses prontas, a Fiocruz trabalha na produção local das vacinas Oxford/AstraZeneca. Segundo o acordo com a farmacêutica anglo-sueca, a Fiocruz vai produzir 100,4 milhões de doses de vacinas até julho, a partir de um ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado.

A primeira remessa desse insumo já chegou ao Bio-Manguinhos e o primeiro milhão de doses produzido na Fiocruz tem entrega prevista para o período de 15 a 19 de março. De acordo com a fundação, os dois primeiros lotes estarão liberados internamente nos próximos dias. Esses lotes são destinados a testes para o estabelecimento dos parâmetros de produção.

Também está em andamento na Fiocruz o processo de transferência de tecnologia para a produção do IFA no Brasil, o que tornará a fundação autossuficiente na produção das vacinas. A previsão é que as primeiras doses com IFA nacional sejam entregues ao Ministério da Saúde em agosto, e, até o fim de 2021, seja possível entregar 110 milhões de doses, elevando o total produzido no ano pela Fiocruz para 210,4 milhões.

Edição: Valéria Aguiar

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Pela segunda semana seguida, SC inteira está com risco gravíssimo para covid-19

Das 16 regiões, seis receberam nota máxima em todos os quesitos analisados: Xanxerê, Extremo Oeste, Médio Vale do Rio Itajaí, Meio Oeste, Foz do Rio Itajaí e Alto Uruguai Catarinense.
Pela segunda semana seguida, SC inteira está com risco gravíssimo para covid-19
Saúde

Governo contrata os primeiros 20 leitos de UTI na rede privada em SC

Os primeiros dez leitos estarão disponíveis a partir da próxima terça (9), sendo os demais leitos ativados até o dia 12
Governo contrata os primeiros 20 leitos de UTI na rede privada em SC
Saúde

Santa Catarina registra mais 107 mortes por covid-19

Este foi o maior número registrado em 24 horas no Estado, desde o início da pandemia
Santa Catarina registra mais 107 mortes por covid-19
Saúde

Em Chapecó, governador e ministro da Saúde reafirmam parceria para enfrentamento de momento crítico

Entre as principais estratégias apontadas pelo ministro estão o reforço no atendimento primário, aos primeiros sintomas da doença; a oferta de leitos e a vacinação
Em Chapecó, governador e ministro da Saúde reafirmam parceria para enfrentamento de momento crítico
Ver mais de Saúde