dengue
Saúde

Central da Dengue de Jaraguá recebe mais de 800 pacientes no primeiro dia de atendimento

O local está estruturado com médicos e enfermeiros para prestar os primeiros atendimentos a pessoas com suspeita de dengue ou que já tenham sido acometidas pela doença

09 Abr 2024 - 17h40Por Janici Demetrio
Central da Dengue de Jaraguá recebe mais de 800 pacientes no primeiro dia de atendimento - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

Até às 14h desta terça-feira (9), cerca de 800 pessoas passaram pela recepção do Centro de Atendimento Dengue, montada no Estande de Tiro do Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul. Deste montante, 19 pacientes precisaram de hidratação e seis pessoas foram transferidas para o hospital. 

A atualização dos números relativos aos atendimentos e encaminhamentos será feita na noite de hoje e divulgada na quarta-feira (10).

O local está estruturado com médicos e enfermeiros para prestar os primeiros atendimentos a pessoas com suspeita de dengue ou que já tenham sido acometidas pela doença.

Foram disponibilizadas 22 poltronas e demais equipamentos e medicamentos para hidratação endovenosa. Há também, veículos e ambulância para o transporte de pacientes.

De acordo com a gerente da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Milena Machado, é importante que as pessoas só procurem o centro de atendimento, caso tenham algum sintoma mais agudo da doença.

“A orientação é que primeiro a pessoa procure a Unidade de Saúde mais perto da sua residência. Nos casos leves será notificado, solicitado o hemograma e o paciente aguarda um segundo atendimento que uma central de telemonitoramento fará. Nos casos de sintomas mais graves, como dor abdominal, vômito ou a pessoa esteja se sentindo mal, deve vir para a Central. Aqui temos as poltronas para fazer hidratação oral e endovenosa, e será solicitado o hemograma enquanto o paciente aguarda no local o resultado”, orienta.

Milena comentou também sobre os encaminhamentos que são adotados em cada caso.

“Fazemos as coletas para o hemograma, e para saber se a pessoas que estão em hidratação, contraíram dengue. Os demais recebem uma guia para fazer o exame em laboratório. O exame fica pronto em duas horas e nos serve como dado epidemiológico e para entrar com um tratamento diferenciado. Já o teste da dengue leva de dois a três dias para sair o resultado”, explica.

O Centro de Atendimento Dengue funciona todos os dias da semana, das 7h às 22h. O acesso deve ser feito exclusivamente pela Rua José Fachini, no bairro Barra do Rio Molha, que dá para os fundos do Parque Municipal de Eventos.

Classificação de risco

Grupo A
É o mais “simples”, quando o paciente não tem sinais de alarme ou comorbidades. Nesse caso, os exames são dispensáveis, mas podem ser realizados a critério clínico.

Grupo B
Compõe os pacientes que não têm sinais de alarme, mas existe um risco maior de gravidade, considerando se há comorbidades associadas ou sinais de sangramento espontâneo, como sangramento gengival, petéquias na pele (manchas avermelhadas) ou sangramento induzido.

Grupo C
Também com sinais de alarme e na fase crítica e precisam de hidratação com soro fisiológico e glicosado.

Grupo D
É o grande perigo da dengue, caracterizado por paciente com presença de sinais de choque, sangramento grave ou disfunção grave de órgãos. O paciente deve ser acompanhado imediatamente em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul contabiliza 12 mil atendimentos até agora

O local atende exclusivamente casos confirmados e suspeitas de dengue
Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul contabiliza 12 mil atendimentos até agora
Saúde

Santa Catarina confirma três casos de 'Febre do Maruim'

Informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde
Santa Catarina confirma três casos de 'Febre do Maruim'
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Ver mais de Saúde