vacina
Saúde

Causas e sintomas da candidíase

Todo paciente deve tomar certos cuidados em sua rotina após diagnosticado

26 Fev 2019 - 10h15Por Acontece Comunicação e Notícias

A candidíase vulvovaginal é um distúrbio causado por fungos, em especial do gênero Candida. Mais comumente afeta o trato genital feminino. Porém, também pode haver infecção por fungos nos genitais masculinos; em pele; unha e garganta. Nas mulheres, ocorre como um desequilíbrio da microbiota vaginal por conta de um distúrbio imunológico ou de microbiota bacteriana. 

De acordo com o ginecologista Dr. José Eleutério, doutor em Tocoginecologia pela UNICAMP e presidente da comissão nacional especializada de doenças infectocontagiosas da Febrasgo ( Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), são diversos os fatores que podem influenciar o fungo a se reproduzir no organismo, como o uso de antibióticos, e até o clima, em especial em regiões quentes e úmidas. Outros facilitadores são situações de estresse e diabetes.

“Alguns dos sintomas são um corrimento vaginal pastoso e branco, irritação, dor, vermelhidão e coceira na área”, afirma o especialista.

Para o diagnóstico, o quadro deve ser confirmado com exames microbiológicos como o exame a fresco, o Gram e até mesmo o exame de Papanicolau, além de cultura e exames de biologia molecular (que são mais sensíveis e específicos).

Após confirmada, o tratamento usual é por via oral, particularmente em casos de pacientes com candidíase recorrente. Ainda pode ser combatida com o uso de cremes antifúngicos locais.

A despeito de a candidíase possuir cura, todo paciente deve tomar certos cuidados em sua rotina após diagnosticado. Esquivar-se do consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, manter uma boa hidratação e evitar relações sexuais durante os primeiros dias de tratamento são essenciais para garantir boa recuperação, além de seguir uma dieta e fugir dos alimentos que possam desencadear os sintomas, como carboidratos simples e carnes processadas.

A maioria dos casos de candidíase, principalmente os ocorridos na região vaginal, é evitada com cuidados simples do dia a dia. Por isso, é  importante manter uma higienização constante das partes íntimas, tanto nas mulheres quanto nos homens, assim como optar pelo uso de roupas com tecidos de algodão e evitar as mais justas. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Ver mais de Saúde