dengue 2
Saúde

Caropreso destaca conquista jurídica inédita de hospital catarinense para reajuste da Tabela SUS

"É uma decisão importante que abre precedente para outros hospitais buscarem o mesmo"

26 Out 2023 - 08h11Por Janici Demetrio
  - Crédito: Divulgação - Crédito: Divulgação

 O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou no plenário da Alesc a decisão judicial inédita favorável ao Hospital Beatriz Ramos, de Indaial, que obriga a União a revisar os valores por procedimentos pagos pela Tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e ressarcir o hospital pelos valores repassados à instituição desde 2016.

“É uma decisão importante que abre precedente para outros hospitais buscarem o mesmo. Também servirá para pressionar o governo federal a reajustar a  que não é revista há duas décadas”, afirmou o deputado nesta terça-feira (24).  

A ação movida pelo Hospital Beatriz Ramos teve sentença favorável na 3ª Vara Federal Civil de Brasília.  A União apresentou recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que foi negado. A ação tramitou em julgado, tornando o hospital catarinense o primeiro do Brasil a ter uma vitória favorável à revisão da Tabela do SUS. 

“Os valores pagos pela Tabela do SUS são irrisórios, totalmente fora da realidade do mercado, o que  compromete o funcionamento dos hospitais, principalmente os filantrópicos, que respondem por mais de 70% dos pacientes atendidos pelo SUS em Santa Catarina. A Justiça foi até o final, e agora está na fase de execução de sentença. São cerca de R$ 20 milhões em créditos tributários para abater dívidas, um precedente importante que foi aberto e beneficiará outros hospitais”.

A decisão judicial que beneficiou o hospital do município de Indaial obriga a União a equiparar os valores da Tabela do SUS aos estabelecidos na  Única Nacional de Equivalência de Procedimentos (Tunep), elaborada pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) e usada pela União para cobrar as operadoras de planos privados de assistência médica, a qual  apresenta valores bem superiores.

 Inauguração de novos leitos de UTI

O deputado também destacou a finalização das obras de ampliação e reforma do Hospital Beatriz Ramos, com a instalação de dez novos leitos de UTI.  Dr. Vicente garantiu a destinação de R$ 6,6 milhões para as obras  que incluem  laboratório de análises clínicas e centro de diagnóstico por imagem.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

 

Matérias Relacionadas

Saúde

Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe

Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque
Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe
Saúde

Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)

Serão realizados apenas trabalhos internos
Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)
Saúde

Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias

O deputado citou dados do Painel de Leitos de UTI da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam uma ocupação de 93,7% do total de leitos disponíveis no estado, com a região da Foz do Rio Itajaí atingindo 100% de ocupação
Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias
Saúde

SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave

o decreto autoriza que o governo solicite bens e serviços e até leitos das entidades privadas com ou sem fins lucrativos para atender pacientes do SUS. Também está autorizada a mudança de normas sobre o decreto para tentar reverter a situação.
SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Ver mais de Saúde