dengue 2
Saúde

Campanha de Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

A vacina está disponível para toda a população acima dos seis meses e é uma das formas mais eficazes para prevenir a doença; algumas Unidades de Saúde de Jaraguá estão com horários das salas de vacina estendidos

26 Jun 2023 - 17h31Por Janici Demetrio
Campanha de Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Campanha de Vacinação contra a gripe (influenza) termina nesta sexta-feira (30). Até o momento, foram aplicadas 35 mil doses de vacina em Jaraguá do Sul e ainda estão disponíveis cerca de 6 mil doses nas Unidades Básicas de Saúde do município que serão aplicadas até o término dos estoques, mesmo com o fim da campanha.

Apesar destes números, a adesão segue baixa para alguns públicos, como o idoso, que registrou somente 51% da população vacinada. Já o público infantil também tem até agora apenas 40% das crianças vacinadas.

A gripe é uma infecção viral, bastante transmissível, que afeta o sistema respiratório. Pessoas infectadas com o vírus influenza podem ter desde sintomas leves a sintomas graves, que necessitam de internação e podem levar à morte. Por isso, a vacinação é uma das formas mais eficazes para prevenir o agravamento do quadro, evitando hospitalizações e mortes principalmente no período de inverno, quando há maior circulação do vírus influenza.

A vacina protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B, que são os mais comuns, podendo ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da covid-19.

Segundo a supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cristina Kneipp, a proteção contra a gripe precisa ser intensificada.

“É importante que a população procure as Unidades de Saúde com sala de vacina para se imunizar, principalmente os idosos e as crianças, cujos grupos estão com baixa adesão da vacinação”, reforça.

A vacina contra a gripe está disponível para a população em geral a partir dos seis meses de idade nas Unidades Básicas de Saúde e também na Central de Vacinas.

Horários estendidos nas UBSs

As Unidades Básicas de Saúde dos bairros Barra, João Pessoa e Nereu Ramos estão com o horário de atendimento das salas de vacina estendido: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h50.

Já na UBS Centro (antigo Pama I), o atendimento na sala de vacina é das 7h às 21h50. As salas das demais UBSs e a Central de Vacinas seguem atendendo nos horários já estabelecidos.

A medida como finalidade melhorar a acessibilidade e facilitar a adesão dos munícipes à vacinação.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Saúde

Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe

Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque
Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe
Saúde

Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)

Serão realizados apenas trabalhos internos
Central de Medicamentos de Guaramirim estará fechada nesta quinta-feira (2)
Saúde

Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias

O deputado citou dados do Painel de Leitos de UTI da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam uma ocupação de 93,7% do total de leitos disponíveis no estado, com a região da Foz do Rio Itajaí atingindo 100% de ocupação
Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias
Saúde

SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave

o decreto autoriza que o governo solicite bens e serviços e até leitos das entidades privadas com ou sem fins lucrativos para atender pacientes do SUS. Também está autorizada a mudança de normas sobre o decreto para tentar reverter a situação.
SC declara situação de emergência em saúde pública por causa de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Ver mais de Saúde