Unimed
Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe inicia na segunda-feira

Em Santa Catarina, a população dos grupos prioritários para a Campanha de Vacinação contra a Gripe é de 2.758.305 milhões de pessoas. A meta é vacinar, ao menos, 90% desse total

08 Abr 2021 - 19h24Por Janici Demetrio
Campanha de vacinação contra a gripe inicia na segunda-feira  - Crédito: Mauricio Vieira / Arquivo / Secom Crédito: Mauricio Vieira / Arquivo / Secom

Começa na próxima segunda-feira (12), em todos os municípios catarinenses, e segue até o dia 9 de julho, a 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. Este ano, devido à pandemia do coronavírus, não haverá uma data específica para a realização do Dia D, data de mobilização nacional para a vacinação. Os municípios terão autonomia para definir as datas de acordo com a gravidade e realidade de cada local.

Como a Campanha de Vacinação contra a Gripe vai coincidir com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19, a prioridade deve ser para a aplicação da vacina contra a Covid-19 para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das duas campanhas.

“As pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe”, explica Arieli Schiessl Fialho, gerente de imunização da DIVE/SC.

Em Santa Catarina, a população dos grupos prioritários para a Campanha de Vacinação contra a Gripe é de 2.758.305 milhões de pessoas. A meta é vacinar, ao menos, 90% desse total. Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) encaminhou ao estado de SC 226 mil doses. Essas doses estão sendo distribuídas nesta quinta-feira, 8, junto com as doses da vacina contra a COVID-19.

A vacina protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B.

“A vacina contra a gripe tem por objetivo reduzir os sintomas da doença, evitando assim a evolução para casos graves e possíveis óbitos. E, em meio à pandemia do coronavírus, a vacinação tem papel importante para evitar ainda mais hospitalizações”, ressalta João Augusto Brancher Fuck, diretor da DIVE/SC.

Vacinação contra a gripe será dividida em três etapas

A Campanha de Vacinação contra a gripe será realizada por grupos prioritários e ocorrerá em três etapas (confira abaixo). No entanto, devido ao quantitativo de doses recebido até o momento, a vacinação acontecerá de forma escalonada, iniciando pelas crianças, gestantes, puérperas e indígenas. A vacinação dos trabalhadores da saúde iniciará assim que novas doses forem recebidas.

Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde;

Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;

Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Medidas de prevenção devem ser adotadas durante a Campanha

Para que a Campanha de Vacinação contra a Gripe seja segura será preciso reforçar as medidas de prevenção ao coronavírus nos pontos de vacinação, com disponibilização de álcool em gel, obrigatoriedade do uso de máscara e atenção ao distanciamento social, evitando assim as aglomerações.

Para isso, o estado recomendou que os municípios adotem medidas como:

 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Cuidados de prevenção à dengue devem ser mantidos mesmo com temperaturas mais baixas

Dois óbitos por dengue já foram confirmados nesse ano em Santa Catarina. Os casos foram registrados em Joinville
 Cuidados de prevenção à dengue devem ser mantidos mesmo com temperaturas mais baixas
Saúde

Butantan paralisa produção de vacinas por falta de insumos

China ainda não liberou envio de 10 mil litros de IFA
Butantan paralisa produção de vacinas por falta de insumos
Geral

Secretaria de Assistência Social faz 5ª entrega de alimentos em Jaraguá

Produtos foram arrecadados através da Campanha VacinAção Solidária
Secretaria de Assistência Social faz 5ª entrega de alimentos em Jaraguá
Saúde

Homem de 34 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá

A ocupação dos leitos exclusivos para a doença, nos hospitais do município, voltou a subir e atinge 100% nos setores de enfermaria e UTI adulto
Homem de 34 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá
Ver mais de Saúde