feirão de empregos
Saúde

Brasil deve registrar 704 mil casos de câncer ao ano entre 2023 e 2025

Previsão é do Instituto Nacional de Câncer (Inca)

27 Nov 2023 - 19h00Por Janici Demetrio
Brasil deve registrar 704 mil casos de câncer ao ano entre 2023 e 2025 - Crédito: Tânia Rêgo / Agência Brasil Crédito: Tânia Rêgo / Agência Brasil

O Brasil deve registrar 704 mil casos novos de câncer ao ano no triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência da doença. A previsão é do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Nesta segunda-feira (27), é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer

“A estimativa é a principal ferramenta de planejamento e gestão na área oncológica no Brasil, fornecendo informações fundamentais para a definição de políticas públicas”, destacou o Inca, ao se referir à publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil.

O material traz estimativas para a ocorrência dos 21 tipos de câncer mais incidentes no país.

O levantamento mostra que o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Em homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, totalizando 72 mil casos novos estimados a cada ano no triênio fixado – atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Nas regiões de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os tumores malignos de cólon e reto ocupam a segunda ou a terceira posição, sendo que, nas de menor IDH, o câncer de estômago é o segundo ou o terceiro mais frequente entre a população masculina.

Já entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo mais incidente (atrás apenas do câncer de pele não melanoma), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. Nas regiões mais desenvolvidas, em seguida, vem o câncer colorretal, mas, nas de menor IDH, o câncer do colo do útero ocupa a terceira posição.

Entenda
De acordo com o Ministério da Saúde, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

A doença surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para suas atividades. Quando os casos começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.

O câncer não tem uma causa única. Há, segundo a pasta, diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas), sendo que entre 80% e 90% dos casos estão associados a causas externas. Mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, hábitos e estilo de vida podem aumentar o risco.

Edição: Juliana Andrade

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram!

Matérias Relacionadas

Saúde

Saúde monitora cenário epidemiológico da dengue em Jaraguá do Sul

Neste ano já foram confirmados 131 focos do Aedes Aegypti e notificados 245 casos
Saúde monitora cenário epidemiológico da dengue em Jaraguá do Sul
Saúde

Secretaria de Saúde de Schroeder começa recadastramento no bairro Schroeder I

Intenção é levantar o número real de moradores da área de abrangência do posto de saúde que atende a comunidade
Secretaria de Saúde de Schroeder começa recadastramento no bairro Schroeder I
Geral

Entre 50 a 80 pessoas procuram diariamente o Centro de Atendimento Dengue em Jaraguá do Sul

Atendendo na rua Padre Alberto Romuald Jakobs, 222, bairro Nova Brasília
Entre 50 a 80 pessoas procuram diariamente o Centro de Atendimento Dengue em Jaraguá do Sul
Saúde

Dez Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul estão abertas para atendimento

As UBSs são referência para pacientes de outras unidades que no momento estão fechadas devido às férias coletivas na Prefeitura
Dez Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul estão abertas para atendimento
Ver mais de Saúde