dengue
Saúde

Bairro Vieira ganha nova e moderna Unidade de Saúde

A UBS Alwin Müller, inaugurada na manhã desta sexta-feira, já está atendendo com equipe Saúde da Família e Comunidade

15 Dez 2023 - 16h49Por Janici Demetrio
Bairro Vieira ganha nova e moderna Unidade de Saúde - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A manhã desta sexta-feira (15), foi especial para a região do bairro Vieira. Autoridades, servidores e comunidade local se reuniram na solenidade de inauguração da nova Unidade Básica de Saúde Alwin Müller, uma reivindicação antiga dos moradores que, agora, se tornou realidade.

A obra começou em junho do ano passado e teve investimento de R$ 1.689.311,37. Os recursos vieram de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Chiodini e outra parte própria da Prefeitura.

A Unidade de Saúde é ampla e moderna, bem diferente do antigo espaço que funcionava em um prédio alugado que não oferecia as condições ideais de trabalho aos servidores e de atendimento à população. A nova UBS tem 368m² – o dobro do prédio anterior – e atenderá em torno de 10 mil moradores da região, principalmente dos bairros Vieira e Centenário.

“É uma Unidade de Saúde modelo e que vai atender as demandas da comunidade. Tivemos um ano de muitas entregas importantes para nossa rede, que beneficiam diretamente a população”, disse o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.

A unidade conta com equipe Saúde da Família e Comunidade que compreende atendimentos de saúde bucal, enfermeira, dois médicos clínicos, quatro técnicos de enfermagem, cinco agentes comunitários, um atendente de recepção e um agente de limpeza, totalizando, 16 pessoas. A UBS também é um espaço de práticas de ensino para o SUS, recebendo estudantes de medicina, enfermagem e outras áreas da saúde ao longo do ano.

Neste ano, o atendimento ocorrerá das 7h às 11h30 e das 12h30 às 16h30. Mas a expectativa é de que nos próximos meses o horário seja ampliado, com funcionamento das 7h às 22h e aos sábados das 9h às 13h.

A UBS Vieira presta uma média anual de 15 mil atendimentos. No local, além das consultas, os pacientes terão serviços como vacinação, curativos, coleta de exames, triagem, orientações de saúde, atendimento odontológico, ações de prevenção e promoção de saúde, saúde na escola, saúde nas empresas, entre outros.
 
“A população esperava há bastante tempo por esta obra. Estamos atentos, trabalhando para melhorar as estruturas dos equipamentos públicos e, principalmente, para facilitar o acesso da população aos serviços que buscam na rede de saúde”, explicou o prefeito Jair Franzner.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Matérias Relacionadas

Saúde

Santa Catarina confirma três casos de 'Febre do Maruim'

Informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde
Santa Catarina confirma três casos de 'Febre do Maruim'
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Saúde

Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos

A ampliação da faixa etária deste grupo prioritário vale a partir desta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Liberada vacinação contra a gripe para crianças de até 12 anos
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Ver mais de Saúde