dengue 2
Saúde

Associações Empresariais da região criam material com orientações de prevenção contra a Covid-19

10 Jul 2020 - 17h29Por Da Redação

Desde pequenos aprendemos sobre a importância de cobrir a boca ao espirrar e de lavar as mãos com água e sabão antes de manusear alimentos e depois de ir ao banheiro, por exemplo. E, desde março, esses e outros cuidados estão sendo reforçados todos os dias para evitar o contágio e propagação da Covid-19.

Dessa forma, as Associações Empresariais de Guaramirim, Corupá, Massaranduba e Schroeder, criaram um material com orientações.

Uso de máscaras

As máscaras estão na rotina de milhares de pessoas em todo o mundo, como forma de segurança para conter o avanço do vírus. Ela cria uma barreira física que impede a proliferação do vírus, reduzindo assim o número de pessoas infectadas. 

Qual o risco de contágio entre pessoas com e sem máscara?

Portador da Covid-19 (assintomático, ou seja, que tem o vírus, mas não apresenta sintomas e sem máscara) x pessoa saudável com máscara: 70% de chance de contaminação.

Portador da Covid-19 (assintomático e com máscara) x pessoa saudável sem máscara: 5% de chance de contaminação.

Portador da Covid-19 (assintomático e com máscara) x pessoa saudável com máscara: 1,5% de chance de contaminação.

Frente a este cenário, o uso da máscara é fundamental, principalmente em locais de aglomeração como no transporte coletivo. Entretanto, é importante lembrar que a máscara é de uso pessoal e intransferível, ou seja, não pode ser compartilhada. 

Ela deve ser trocada a cada quatro horas ou sempre que estiver molhada/suada. Ao chegar em casa, a máscara deve ser lavada com hipoclorito de sódio, água e sabão. 

Higiene das mãos

Mas só usar máscara não adianta. É importante manter as mãos higienizadas, preferencialmente com água e sabão por pelo menos 20 segundo, ou passar álcool em gel. 

Distanciamento

Outro fator muito importante é o distanciamento de pelo menos 1,5 metros. Em muitos estabelecimentos comerciais, no chão já tem a demarcação para que o cliente espere a sua vez. 

Grupo de risco 
Qualquer pessoa está suscetível a pegar a Covid-19, mas se pudermos evitar, melhor.

Entretanto, idosos acima de 60 anos e pessoas com doenças crônicas, fazem parte do chamado grupo de risco, que são as pessoas com mais chances de contrair a doença. 

Essas pessoas devem evitar sair de casa. Se precisar ir ao mercado ou farmácia, por exemplo, sempre que possível peça para o filho, neto, amigo ou vizinho.

"Queremos ajudar as pessoas a se protegerem e a evitar novos casos de Covid-19 em Guaramirim e região. Nós sempre orientamos, sempre que possível fique em casa, mas se não puder, que saia com os devidos cuidados, como uso de máscara e álcool em gel", salienta o vice-presidente do Comércio da Aciag, Érico José Pereira. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Ver mais de Saúde