Caraguá
Saúde

Após primeiro caso da variante Delta em Jaraguá, secretário reforça importância da imunização

A variante Delta do coronavírus é conhecida por ser mais transmissível

30 Ago 2021 - 08h54Por Janici Demetrio
Após primeiro caso da variante Delta em Jaraguá, secretário reforça importância da imunização  - Crédito: Arquivo / Rádio Jaraguá Crédito: Arquivo / Rádio Jaraguá

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou na última semana mais 20 casos da variante Delta no Estado. Dentre eles, está o de uma paciente de Jaraguá do Sul. A Secretaria Municipal de Saúde informou que trata-se de uma mulher de 25 anos com histórico de viagem para o México, o que caracteriza o caso como importado. Ainda segundo a Secretaria, durante o período de transmissão a paciente permaneceu em isolamento e monitorada pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. A paciente já recebeu alta do monitoramento e está bem. 

Para o secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, o registro do primeiro caso da variante Delta em Jaraguá do Sul reforça ainda mais a importância de a população estar imunizada contra a covid-19. 

Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 30 - 08 - ALCEU MORETTI 1

Outros casos suspeitos do município ainda estão em avaliação na Vigilância em Saúde do Estado. Os testes preliminares (triagem) para a identificação das possíveis infecções por Variantes de Preocupação (VOC), como a Delta, são realizados no Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC).  


Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 30 - 08 - ALCEU MORETTI 2

Em Santa Catarina, até o momento, foram confirmados 63 casos da variante Delta do coronavírus - conhecida por ser mais transmissível - em 28 municípios catarinenses. Desse total, 26 casos são considerados casos autóctones (de transmissão dentro do estado), sete casos importados (transmissão fora do estado) e 30 estão em investigação sobre o local provável de infecção. Dos 63 casos, dois evoluíram para óbito.

 Os estudos divulgados até o momento mostram que as vacinas disponíveis no Brasil oferecem alta proteção contra casos graves, hospitalização e óbitos por todas as variantes do coronavírus, incluindo a variante Delta, principalmente quando o esquema vacinal está completo (com duas doses ou dose única). No entanto, elas não impedem que a Covid-19 seja transmitida, assim o uso de máscaras, distanciamento social, evitar aglomerações, manter ambientes arejados com ventilação natural e praticar a higiene respiratória, utilizando água e sabão e álcool gel 70% para lavar as mãos, são medidas essenciais que precisam ser mantidas por todos nesse momento.

Independentemente do tipo de variante do coronavírus, o diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, João Augusto Fuck recomenda-se a adesão da população à vacinação contra a Covid-19, de acordo com o calendário pactuado entre o estado e os municípios.

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá confirma nova morte por covid-19

Com mais este registro, chega a 426 mortes pela doença na cidade. 
Jaraguá confirma nova morte por covid-19
Saúde

Saúde Ministério da Saúde orienta dose de reforço em idosos acima de 60 anos

Anúncio foi feito pelo ministro Marcelo Queiroga pelas redes sociais
Saúde
Ministério da Saúde orienta dose de reforço em idosos acima de 60 anos
Economia

Portaria libera eventos para vacinados em Santa Catarina

A portaria 1063/2021 traz uma série de regramentos
Portaria libera eventos para vacinados em Santa Catarina
Saúde

Estado ultrapassa 8 milhões de doses vacinas aplicadas contra Covid-19

Ao todo, cerca de 50% da população apta está com esquema vacinal completo no estado, tendo recebido as duas doses ou dose única.
Estado ultrapassa 8 milhões de doses vacinas aplicadas contra Covid-19
Ver mais de Saúde