transito
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 

23 Mar 2024 - 12h32Por Janici Demetrio
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A crise na área de reabilitação infantil, com longas filas de espera e dificuldades financeiras para famílias que necessitam de tratamentos e diagnóstico para crianças, foi tema de discussão no plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na sessão desta terça-feira (13). 

A Moção, de autoria do parlamentar Luís Fernando Almeida (MDB), solicita à prefeitura a realização de termos de credenciamento para clínicas e entidades interessadas em oferecer serviços de diagnóstico, reabilitação intelectual, TEA e estimulação precoce. Segundo o texto da proposição, o Município realiza atualmente uma média de 50 diagnósticos por mês, mas a fila de espera ultrapassa 700 crianças. Cerca de 200 aguardam tratamento pós-diagnóstico, enfrentando dificuldades no acesso à reabilitação. 

Para Almeida, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 

“Cabe a Secretaria de Saúde, verificar as questões orçamentárias e dar sequência para quanto antes possa ser elaborado o edital e atender consequentemente a demanda represada”, comentou.

Na tribuna, o parlamentar reforçou ainda que reconhece o trabalho de excelência desempenhado pela AMA (Associação dos Amigos do Autista de Jaraguá do Sul), mas reforça que a instituição não possui braço para atender toda a demanda. 

A Moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo Municipal para ciência do apelo.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Saúde

Santa Catarina tem dez casos de febre do maruim

Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Não existe tratamento específico.
Santa Catarina tem dez casos de febre do maruim
Saúde

Anvisa aumenta controle na prescrição do zolpidem; veja o que muda

Qualquer remédio com substância terá de ser prescrito com receita azul
Anvisa aumenta controle na prescrição do zolpidem; veja o que muda
Geral

Ator Tony Ramos passa por cirurgia no cérebro; estado de saúde é estável

Ator foi internado para tratar um sangramento intracraniano
Ator Tony Ramos passa por cirurgia no cérebro; estado de saúde é estável
Saúde

Confirmada a sexta morte por dengue em Jaraguá do Sul

Informação foi divulgada nesta quinta-feira (16)
Confirmada a sexta morte por dengue em Jaraguá do Sul
Ver mais de Saúde