transito
Saúde

Acompanhar a consulta de pré-natal da parceira tem ajudado os homens a cuidarem mais da saúde

14 Nov 2018 - 09h43Por Aline do Valle / Agência Rádio Mais

Você sabia que acompanhar a consulta de pré-natal da parceira tem ajudado os homens a cuidarem mais da saúde? Uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou que 80% deles fica mais motivado a ter uma vida saudável. A diretora do departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, acredita a mudança de atitude está relacionada ao sentimento de paternidade.

“Quando a gente consegue levar um homem junto com a sua esposa ou companheira numa unidade de saúde e ali ele recebe um atendimento de uma consulta...Ele na hora já recebe um apoio ali ou de que ele está muito bem ou de que ele precisa se cuidar de algumas coisas que podem aparecer. Então esse é um momento muito importante porque ele está gerando uma vida então ele tem uma responsabilidade ali com o ser que vai nascer”.

O Sistema Único de Saúde oferece a estratégia Pré-Natal do Parceiro que possibilita que os homens que acompanham as gestantes também façam um check-up para saber em quais áreas precisam prestar mais atenção. A diretora do DAPES menciona alguns dos testes realizados.

“No Pré-Natal do parceiro o que a gente oferece são todos os testes rápidos: HIV, Sífilis, Hepatites. [Também] glicemia, [incentivamos] medir a pressão, índice de massa corpórea, além do hemograma que é feito, mas o resultado não é dado imediatamente. São coisas básicas que você consegue detectar um resultado de uma boa saúde ou de algum dado que saiu fora do padrão. Isso ajuda muito ele a perceber porque às vezes ele não está sentindo nada, mas ele está com alguma coisa”.

Apesar da pesquisa mostrar que o público masculino está cada vez mais cuidadoso com saúde, ainda é alto o número de homens que só procuram por assistência médica em caso de adoecimento. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br/saudedohomem

Matérias Relacionadas

Geral

Cerca de 400 cigarros eletrônicos são apreendidos em Jaraguá do Sul

Os principais riscos do consumo do cigarro eletrônico são o surgimento de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto, morte súbita e hipertensão arterial
Cerca de 400 cigarros eletrônicos são apreendidos em Jaraguá do Sul
Saúde

Morador de Jaraguá do Sul é diagnosticado com febre do maruim 

Este foi o primeiro caso da doença registrado no município
Morador de Jaraguá do Sul é diagnosticado com febre do maruim 
Saúde

Jaraguá do Sul tem oito unidades de Saúde com atendimento noturno e aos sábados

Unidades atendem de segunda a sexta-feira das 7h às 22h. Aos sábados, das 9h às 13h. 
Jaraguá do Sul tem oito unidades de Saúde com atendimento noturno e aos sábados
Saúde

Região de Jaraguá do Sul tem seis casos confirmados de febre do maruim

Dados foram divulgados nesta quinta-feira (13) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina
Região de Jaraguá do Sul tem seis casos confirmados de febre do maruim
Ver mais de Saúde