Santa Catarina

Secretaria de Saúde esclarece a respeito de SMS sobre covid-19

A gerente de Vigilância Epidemiológica Fabiane da Silva adianta que essas mensagens procedem e que o critério utilizado pelo governo do estado é de avisar as pessoas que moram num raio de 200 metros de uma pessoa positiva para covid-19

27 Mai 2020 - 13h47Por Da Redação
Secretaria de Saúde esclarece a respeito de SMS sobre covid-19 - Crédito: Assessoria do Governo do Estado de Santa Catarina Crédito: Assessoria do Governo do Estado de Santa Catarina

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul explica aos munícipes sobre mensagem SMS enviada ao celular pelo Governo do Estado de Santa Catarina, notificando caso positivo de covid-19. A gerente de Vigilância Epidemiológica Fabiane da Silva adianta que essas mensagens procedem e que o critério utilizado pelo governo do estado é de avisar as pessoas que moram num raio de 200 metros de uma pessoa positiva para covid-19.

“É importante salientar que isso não é motivo para pânico e que não há nenhuma obrigatoriedade de a pessoa positiva se identificar para os vizinhos. Apenas é necessária a quarentena da pessoa infectada e que todos os cuidados recomendados até agora sejam tomados. O tempo todo. Por todos”, ressalta Fabiane. É necessário que todos continuem utilizando máscara, da forma correta, tapando boca e nariz, evitem locais com muita circulação de pessoas, higienizem as mãos com frequência e mantenham os ambientes ventilados. No caso da pessoa positiva para covid-19, a quarentena, conforme recomendação médica, é obrigatória.

Como funciona o serviço
(Texto da assessoria do governo do estado de Santa Catarina)

Quando um caso é positivado para Covid-19, as informações do paciente são preservadas (anonimizadas), não sendo possível identificar a pessoa nem o endereço exato dela. Mas o sistema estabelece um parâmetro territorial, que neste caso é de 200 metros, para o cruzamento dos dados. Com a identificação dos aparelhos celulares dos residentes em áreas próximas (não há identificação do titular da linha) as mensagens são enviadas.

É importante que ao receber o SMS a pessoa verifique se o CEP listado corresponde ao seu atual endereço. “Caso tenha se mudado para um endereço diferente do apontado no SMS, o usuário deverá desconsiderar a mensagem de alerta, mas continuar a seguindo as recomendações gerais de quarentena”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Félix Fernando da Silva.

“Com mais esse serviço, o Governo do Estado amplia a oferta de informação às pessoas, permitindo que cada um possa redobrar os cuidados básicos para evitar a proliferação da doença em Santa Catarina”, explica o Secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino de Souza.

O Governo do Estado também lançará nos próximos dias uma plataforma, que está em fase final de estruturação, em parceria com a Social Good Brasil, onde disponibilizará um banco de dados com informações atualizadas e detalhadas sobre os casos de Covid-19 no Estado. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

SC confirma mais dois casos importados da variante Delta

Um caso em Itajaí e outro em São Francisco do Sul
SC confirma mais dois casos importados da variante Delta
Geral

Serra do Rio do Rastro abre nesta sexta, sábado e domingo

Autoridades recomendam atenção ao trafegar nas pistas.
Serra do Rio do Rastro abre nesta sexta, sábado e domingo
Geral

SC registra temperaturas negativas e frio segue intenso

A previsão indica que as temperaturas podem cair ainda mais nesta tarde, com a possibilidade de neve e chuva congelada
SC registra temperaturas negativas e frio segue intenso
Saúde

Retomada vacinação covid para pessoas com 34 anos ou mais em Jaraguá

A vacinação ocorre no pavilhão A do Parque Municipal de Eventos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h e finais de semana, das 8h às 17h
Retomada vacinação covid para pessoas com 34 anos ou mais em Jaraguá
Ver mais de Santa Catarina