GNet
Caraguá
Santa Catarina

Santa Catarina gera quase 25 mil empregos em setembro e obtém o melhor resultado do Sul do Brasil

Os dados são da pesquisa mensal divulgada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

30 Out 2020 - 13h27Por Gustavo Henrique Reif
Santa Catarina gera quase 25 mil empregos em setembro e obtém o melhor resultado do Sul do Brasil - Crédito: Ricardo Wolffenbuttel / Secom Crédito: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Santa Catarina alcança novamente um número significativo na geração de empregos formais do país. O Ministério da Economia divulgou nesta quinta-feira, 29, que o Estado teve um saldo positivo de 24.827 vagas em setembro, mantendo o melhor desempenho na região Sul e terceiro maior saldo acumulado do país. Apenas São Paulo (+75.706 postos) e Minas Gerais (+36.505 postos), os dois estados mais populosos do Brasil, obtiveram resultados superiores em números absolutos. Os dados são da pesquisa mensal divulgada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Todos os setores da economia catarinense sentiram o aumento do número de postos de trabalho no mês de setembro. A indústria obteve o melhor desempenho, com 12.135 novas vagas. Em seguida, aparecem os serviços (7.597), o comércio (4.138), a construção civil (932) e a agropecuária (25).

A governadora em exercício, Daniela Reinehr, reafirma o compromisso com a união dos catarinenses. “A retomada da economia de forma responsável já é uma realidade em Santa Catarina. Vamos seguir apostando no que está dando certo e melhorar o que pode ser melhorado. O crescimento de todos os setores é impulso para nos unirmos como catarinenses em prol do desenvolvimento. A saúde e a comida na mesa do catarinense são nossas prioridades”, sintetiza.

As quase 25 mil novas vagas com carteira assinada no Estado é o saldo resultantes de 99.188 admissões e 74.361 demissões. No Brasil, o saldo de novas vagas também foi positivo: 313.564 postos de trabalho foram abertos no último mês.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, ressalta que o saldo positivo consecutivo é resultado do trabalho técnico e comprometido com o Estado. “Trabalhar em conjunto na construção de políticas de estado, perenes. Este é o nosso propósito e o aumento gradativo no saldo de empregos tem nos mostrado que estamos no caminho certo. Santa Catarina vem a cada mês sendo destaque no cenário nacional. Resultado de um trabalho sério, comprometido e colaborativo com as entidades e o setor produtivo. Seguimos promovendo um ambiente atrativo para empresas e ampliação da matriz econômica do Estado. Fortalecemos uma espiral de prosperidade, confiança e esperança”, destaca.

O Caged é mais um indicador a demonstrar que a retomada econômica é realidade em Santa Catarina. Em agosto, o Estado havia apresentado o melhor desempenho do Sul e o terceiro a nível nacional, com criação de 18.375 novas vagas. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou que, no mesmo mês, Santa Catarina manteve a menor taxa de desocupação do país.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

GNet

Matérias Relacionadas

Segurança

BR-470 ficará interditada nesta quarta-feira para retirada caminhão de gás tombado

Caminhão de gás tombou nesta terça-feira.
BR-470 ficará interditada nesta quarta-feira para retirada caminhão de gás tombado
Segurança

Casal é flagrado fazendo sexo em praia de Barra Velha

Casal não se incomodou com a presença de outras pessoas
Casal é flagrado fazendo sexo em praia de Barra Velha
Educação

Segundo período de matrículas para as escolas estaduais começa nesta quarta-feira

Processo é feito de forma virtual; Saiba como
Segundo período de matrículas para as escolas estaduais começa nesta quarta-feira
Geral

Morre Jonatas, menino portador de AME famoso por campanha solidária

"Estamos arrasados", disse família do menino de cinco anos
Morre Jonatas, menino portador de AME famoso por campanha solidária
Ver mais de Santa Catarina