Santa Catarina
‘Juntos pelo Rio’ abre inscrições para voluntários e embarcações
8º Juntos pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti ocorre no sábado (23/03) pela manhã em Itajaí, SC.
O mutirão ‘Juntos pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti’ recebe inscrições de voluntários e embarcações até a próxima sexta-feira, dia 22. A ação de limpeza das margens do Rio Itajaí-Açu (margens de Itajaí e Navegantes), baía Afonso Wippel e foz do rio Gravatá (Penha), além dos pontos em terra. O mutirão destes pontos e as ações contra o mosquito transmissor da dengue está marcada para acontecer no sábado, dia 23 – em alusão ao dia Mundial da Água - a partir das 8h com ponto de encontro, no Centreventos, próximo a Marina Itajaí, na Avenida Carlos Ely Castro, 100.
"Pelo quarto ano consecutivo, a Marina Itajaí será apoiadora do programa ‘Juntos pelo Rio’, além de ponto de saída e chegada das embarcações e dos voluntários. Essa é uma ação importante capaz de contribuir para a limpeza das margens Rio Itajaí-Açu, mas também de sensibilizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente, a valorização da água e para não jogar lixo nos rios, nas ruas ou calçadas. Para se ter uma ideia, mensalmente a equipe da Marina Itajaí recolhe toneladas de lixo da Baía Afonso Wippel e do canal de acesso à cidade pelo mar”, explica o diretor náutico da Marina Itajaí Carlos Oliveira.
Saiba como participar da ação voluntária
Pessoas interessadas em se unir à ação de limpeza do rio devem preencher o formulário pelo site (https://todos-pelo-rio.itajai.sc.gov.br/) e realizar o download do ‘Termo de Adesão ao Serviço Voluntário’. O documento que deverá ser entregue no dia do evento. A organização recomenda que os participantes venham com calça, preferencialmente preta, sapatos fechados e que evitem o uso de acessórios. Não serão permitidos menores de 18 anos nas embarcações.
Os interessados em participar com sua embarcação de pequeno, médio e grande porte podem se inscrever pelo e-mail: juntospelorioitajai@gmail.com ou pelo telefone: (47) 3341-8065. Podem participar barcos ou jet skis que estejam com a documentação em dia. O piloto também precisa ter habilitação específica.
O evento contará com monitoramento da Marinha do Brasil, Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí e Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de todos os participantes.
Programação terá oficinas de educação ambiental
A programação do evento terá oficinas de educação ambiental para crianças e blitz educativa contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A cerimônia de abertura será às 8h no Centreventos. Um café da manhã será oferecido aos voluntários. No local, os participantes irão entregar o Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, receberão os kits de limpeza e haverá a divisão de equipes embarcadas e por terra.
Duas oficinas serão oferecidas às crianças que participarão da ação junto dos pais: uma ministrada pela equipe da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) sobre educação ambiental e outra sobre a prevenção contra o mosquito da dengue e outras doenças, pela Secretaria Municipal da Saúde.
No dia do evento, 60 agentes de endemias realizarão uma ‘Blitz Educativa’ para reforçar a prevenção contra o Aedes Aegypti, na Avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio), além de contribuírem nos trabalhos de limpeza.
O 8º Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti é organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa, com o apoio da Marina Itajaí e instituições públicas e privadas.
Matérias Relacionadas
Saúde
Joinville tem toque de recolher das 22h às 6h
Neste período, apenas pessoas em deslocamento para o trabalho ou usuários dos serviços essenciais de saúde podem circular nas ruas

Saúde
Pesquisadores da UFSC identificam nova variante do coronavírus em morador de Jaraguá
Informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde que aguarda resultado final da Fiocruz

Educação
SENAI tem vagas abertas para capacitação gratuita em segurança digital
São 1,3 mil vagas para todo o país e fase classificatória ocorre de 10 a 31 de março
Polícia
Polícia Civil de SC realiza operação de combate à violência contra mulher com Ministério da Justiça
A Operação Resguardo ocorre nesta segunda-feira (08), nos 26 estados e no Distrito Federal
