Política
Projetos do Universidade Gratuita estão prontos para irem a votação na Alesc
A expectativa agora se volta para a votação em plenário, que deverá acontecer na sessão ordinária desta terça-feira (11)

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 13/2023 e o Projeto de Lei (PL) 162/2023, que integram o Programa Universidade Gratuita, proposto pelo Governo do Estado de Santa Catarina, avançaram nas comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação, e Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa (Alesc). A reunião conjunta ocorreu na manhã desta segunda-feira (10).
O PLC 13/2023 é responsável por instituir o programa e definir os requisitos para a concessão de vagas. Já o PL 162/2023 estabelece um novo formato para o Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), de onde serão destinados os recursos para financiar as vagas nas instituições de ensino superior.
Com a aprovação nas comissões da Alesc, os projetos estão cada vez mais próximos de se tornarem leis e efetivarem o Programa Universidade Gratuita em Santa Catarina.
“O avanço dessas propostas representa um importante passo rumo à ampliação do acesso ao ensino superior e ao fomento da educação no estado”, comemora o secretário de Estado da Casa Civil, Estêner Soratto.
A expectativa agora se volta para a votação em plenário, que deverá acontecer na sessão ordinária desta terça-feira (11).
“Diante da relevância social e educacional do programa, com certeza os parlamentares vão reconhecer a importância dessa iniciativa e votar favoravelmente à sua aprovação”, estima o deputado Edilson Massocco, líder de Governo na Alesc.
“Este projeto vai revolucionar a educação catarinense, além de contribuir com o desenvolvimento econômico de nosso estado”, destacou.
O Programa Universidade Gratuita prevê a oferta de graduação acadêmica integral, chegando a R$ 1,2 bilhão de investimentos em 2026. Não se trata de uma bolsa de estudos: o aluno não precisa recorrer a um financiamento ou mesmo ter um avalista. A expectativa do Governo é atender pelo menos 30 mil acadêmicos em 2023, chegando a 88 mil em 2026.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!
Matérias Relacionadas
Geral
Vereador Almeida propõe emendas a projeto sobre cemitérios em Jaraguá do Sul
Segundo o parlamentar, as mudanças, corrigem falhas técnicas, eliminam burocracias excessivas e, acima de tudo, garantem respeito às famílias no momento do luto.

Política
Argos Burgardt reassume Secretaria de Administração da Prefeitura de Jaraguá do Sul
Ele esteve à frente da secretaria no início da gestão de Antídio Lunelli. Em 2021, deixou a pasta para seguir carreira na iniciativa privada

Política
Antídio Lunelli protocola na Alesc moção de aplauso à Polícia Militar de Jaraguá do Sul
Parlamentar é autor de emenda de R$ 2,3 milhões para construção de uma Central de Monitoramento Regional

Saúde
Dr. Vicente comemora habilitação do Hospital Jaraguá para cirurgias de joelho e quadril pelo SUS
Medida vai ampliar a oferta de cirurgias ortopédicas para reduzir a fila de espera
