transito
POLÍTICA

Onyx diz que momento é de pacificação, mas que ainda pode haver 'escorregões'

27 Mar 2019 - 21h39Por Teo Cury

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse a jornalistas nesta quarta-feira, 27, que o governo tem buscado pacificar suas relações com deputados e senadores após os atritos da última semanas em torno da tramitação da proposta de reforma da Previdência. Ele ponderou, no entanto, que no processo de apaziguar o clima entre Executivo e Legislativo é possível haver "escorregões".

"Acho que estamos exatamente nesse momento da pacificação. Ainda pode ter um escorregãozinho aqui, uma escorregadinha acolá, mas o sentido das conversas de ontem, das conversas de hoje, e voltei a falar com vários líderes da Câmara é esse: estamos todos imbuídos em buscar a construção do entendimento", disse o ministro.

Onyx informou que na próxima semana, assim que voltar de uma viagem a Jerusalém, Israel, na quinta-feira, 4, o presidente Jair Bolsonaro receberá presidentes do MDB, PSDB, PRB, PP e DEM como forma de aproximação do Planalto com o Congresso. "(Objetivo é) Fazer a construção e dizer que enfrentamos período eleitoral conturbado, que governo deseja entendimento, e que precisamos fazer política a favor da sociedade."

Ao ser questionado sobre as recentes estocadas trocadas entre Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Onyx disse que "eventuais colocações ainda fazem parte desse processo" de apaziguamento. Ele comparou a fase ao tratamento de uma febre. "Tomar o antitérmico não vai resolver na hora a febre, tem um tempinho para que ela ceda e a pessoa saia daquela situação", disse.

Hoje, Maia disse que Bolsonaro está "brincando de presidir o País". Em resposta, o presidente classificou como irresponsável a declaração do parlamentar. "Se foi isso mesmo que ele falou, eu lamento. Não é uma palavra de uma pessoa que conduz uma Casa. Muita irresponsabilidade", disse Bolsonaro.

"O presidente Bolsonaro sempre disse que em alguns momentos deu suas caneladas. Ele é assim. Acho que agora a gente precisa desse tempo de apaziguamento", justificou Onyx.

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Ver mais de Política