Dia internacional das Mulheres
POLÍTICA

Onyx diz que momento é de pacificação, mas que ainda pode haver 'escorregões'

27 Mar 2019 - 21h39Por Teo Cury

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse a jornalistas nesta quarta-feira, 27, que o governo tem buscado pacificar suas relações com deputados e senadores após os atritos da última semanas em torno da tramitação da proposta de reforma da Previdência. Ele ponderou, no entanto, que no processo de apaziguar o clima entre Executivo e Legislativo é possível haver "escorregões".

"Acho que estamos exatamente nesse momento da pacificação. Ainda pode ter um escorregãozinho aqui, uma escorregadinha acolá, mas o sentido das conversas de ontem, das conversas de hoje, e voltei a falar com vários líderes da Câmara é esse: estamos todos imbuídos em buscar a construção do entendimento", disse o ministro.

Onyx informou que na próxima semana, assim que voltar de uma viagem a Jerusalém, Israel, na quinta-feira, 4, o presidente Jair Bolsonaro receberá presidentes do MDB, PSDB, PRB, PP e DEM como forma de aproximação do Planalto com o Congresso. "(Objetivo é) Fazer a construção e dizer que enfrentamos período eleitoral conturbado, que governo deseja entendimento, e que precisamos fazer política a favor da sociedade."

Ao ser questionado sobre as recentes estocadas trocadas entre Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Onyx disse que "eventuais colocações ainda fazem parte desse processo" de apaziguamento. Ele comparou a fase ao tratamento de uma febre. "Tomar o antitérmico não vai resolver na hora a febre, tem um tempinho para que ela ceda e a pessoa saia daquela situação", disse.

Hoje, Maia disse que Bolsonaro está "brincando de presidir o País". Em resposta, o presidente classificou como irresponsável a declaração do parlamentar. "Se foi isso mesmo que ele falou, eu lamento. Não é uma palavra de uma pessoa que conduz uma Casa. Muita irresponsabilidade", disse Bolsonaro.

"O presidente Bolsonaro sempre disse que em alguns momentos deu suas caneladas. Ele é assim. Acho que agora a gente precisa desse tempo de apaziguamento", justificou Onyx.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Covid-19: Lunelli busca estratégia conjunta com municípios do Norte de SC

Prefeito de Jaraguá do Sul conversou com representantes da Amunesc e Amvali 
Covid-19: Lunelli busca estratégia conjunta com municípios do Norte de SC
Política

Jaraguá abriu 542 empresas em dois meses

Prefeitura atribui os bons resultados ao trabalho de desburocratização dos processos que vem sendo feito desde 2017
Jaraguá abriu 542 empresas em dois meses
Saúde

PEV de Jaraguá terá atendimento suspenso neste sábado 

Medida atende determinação do Governo do Estado que suspendeu o funcionamento de serviços não essenciais no fim de semana
PEV de Jaraguá terá atendimento suspenso neste sábado 
Saúde

Veja quais são os serviços que não podem operar no fim de semana em SC

Medida tem objetivo de desacelerar a curva de contágio da covid-19 em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI no Estado. 
Veja quais são os serviços que não podem operar no fim de semana em SC
Ver mais de Política