vacina
Política

Muros de vidro ou grades podem ser aliados na segurança das escolas

Proposta do deputado Antídio Lunelli foi apresentada à Alesc após conversas com a Polícia Militar

06 Fev 2024 - 11h25Por Janici Demetrio
Muros de vidro ou grades podem ser aliados na segurança das escolas - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Um novo projeto de lei buscando reforçar a segurança nas escolas estaduais foi apresentado aos catarinenses na Assembleia Legislativa. A matéria, de autoria do deputado Antídio Lunelli, propõe a instalação de muros de vidro, grades ou painéis transparentes nas unidades. 

Conforme Lunelli, o intuito é aumentar a visualização da movimentação interna das escolas para quem está do lado de fora.

“Em Blumenau, como o próprio comandante-geral da PMSC explicou, o muro era alto. E, nove segundos depois do criminoso invadir a creche, uma viatura passou na frente do local. Os policiais não pararam para atender a ocorrência porque não enxergaram o que estava acontecendo lá dentro. O muro protegeu aquele malfeitor e não as nossas crianças”, aponta o deputado. 

Segundo dados da Secretaria de Estado da Educação em relação à prevenção da violência nas escolas, em 2023 foram listadas 6.367 ocorrências, em 769 unidades estaduais.

“Esta é uma pauta que vêm sendo discutida com muito cuidado e estratégia desde a tragédia em Blumenau e, esses números levantados acendem mais um alerta. Precisamos proteger os alunos e profissionais da educação”, destaca.

Além de facilitar o acompanhamento da movimentação no interior dos pátios e demais áreas de uso comum para os órgãos de segurança, Lunelli acredita que a medida também promove uma integração maior com a comunidade.

“Qualquer ação suspeita será vista em tempo real, seja por um morador, pai, comerciante ou policial. Consequentemente, a resposta será muito mais rápida e a escola se tornará um ponto menos visado pelos criminosos”, comenta.

O deputado ainda enfatiza que muros com vidro ou grades são mais seguros e resistentes.

“Já está comprovado que muros fechados são mais suscetíveis a roubo. Com um ‘muro aberto’, o criminoso pensa duas vezes antes de tentar invadir”, salienta. 

Entenda como vai funcionar 

Pelo projeto de lei, as escolas que estiverem passando por obras, reformas ou reparos, assim como as unidades que desejarem adotar a instalação de muros que permitam uma maior visibilidade do ambiente interno poderão encaminhar as solicitações através de sistema específico, por intermédio das respectivas Coordenadorias Regionais de Educação. Os pedidos precisam seguir os preceitos legais, com fiscalização do setor de engenharia e autorização da Secretaria de Estado da Educação (SED), gestora de todos os contratos.

Já para as novas construções e edificações, a publicação dos editais de licitação deve conter as informações, requisitos e demais formalidades prevendo a inclusão da obra. 

Para Lunelli, a proposta, caso seja aprovada no parlamento, garantirá um ambiente escolar mais saudável e seguro, onde todos consigam estudar e lecionar com tranquilidade e foco. O projeto já tem o aval da PMSC para ser implementado.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Ver mais de Política