secel
Política

Moção de Lunelli cobra nova divisão de cadeiras no Congresso Nacional

Pelo número de habitantes, SC teria 20 deputados federais. Outros Estados perderiam vagas

17 Ago 2023 - 08h12Por Janici Demetrio
Moção de Lunelli cobra nova divisão de cadeiras no Congresso Nacional - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Nesta quarta-feira (16), o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) teve aprovada pela Assembleia Legislativa uma moção em defesa da proposta que atualiza o cálculo que define o número de deputados federais por estado, tendo como base os dados populacionais do último Censo do IBGE. A iniciativa é do parlamentar Rafael Pezenti (MDB), que compõe a bancada catarinense no Congresso Nacional.

Lunelli também disse apoiar o projeto de lei complementar que determina que a representação dos estados seja recalculada no ano anterior ao pleito eleitoral. Segundo ele, essa atualização está prevista em lei, mas vem sendo completamente ignorada.

“Isso faz com que Santa Catarina perca representatividade. Pelo número de habitantes, teríamos direito a 20 deputados federais, e hoje temos apenas 16. Desde 1988, esse número não sofre alterações”, apontou.

O parlamentar ainda observou que os estados vizinhos, Paraná e Rio Grande do Sul, têm 30 e 31 deputados federais, respectivamente.

“Além disso, tivemos um crescimento populacional superior a 21% em 12 anos, o que nos dá direito a mais quatro cadeiras e significaria, só em emendas, R$ 140 milhões a mais de recursos para investimentos em nossos municípios”, comentou.

Lunelli aproveitou para reforçar que o aumento do número de deputados federais catarinenses não resultaria em mais gastos para a União, considerando que o total de cadeiras continuaria sendo 513. O que muda é a divisão dessas vagas.

“Precisamos conquistar mais força política em Brasília para brigar por pautas históricas de interesse para Santa Catarina”, frisou.

A moção será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Congresso Nacional.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Ver mais de Política