dengue 2
Política

Lunelli diz que viagem aos Emirados Árabes trará resultados positivos para SC

Deputado faz parte da comitiva do governo do Estado responsável pelas negociações com aquela região 

23 Fev 2024 - 16h00Por Janici Demetrio
Lunelli diz que viagem aos Emirados Árabes trará resultados positivos para SC  -

A comitiva de representantes catarinenses, liderada pelo governador Jorginho Mello, segue até este sábado nos Emirados Árabes. O deputado estadual Antídio Lunelli acredita que as negociações feitas com aquela região trarão frutos importantes para o Estado. “Dubai e Abu Dhabi são uma grande potência econômica, com importantes portos, zonas de livre comércio que atraem diversos negócios estrangeiros e muita tecnologia. Fora o turismo de construções grandiosas, a cultura e a segurança. É tudo muito organizado e planejado”, avalia.

O grupo também é composto pelo presidente da Alesc Mauro de Nadal, senador Jorge Seif, prefeito de Balneário Camboriú Fabrício de Oliveira, secretários de Estado da Fazenda, da Articulação Nacional, Articulação Internacional, além dos presidentes da SC PAR, da Fiesc e da Acafe e da Fiesc, além de empresários.

Boas notícias em Dubai

A agenda das lideranças catarinenses começou com o ministro de Estado do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani Al Zeyoudi. Na ocasião, foram apresentadas as potencialidades econômicas e turísticas de Santa Catarina, com o intuito de estreitar as relações bilaterais entre o estado e o país do Oriente Médio.

Na avaliação de Lunelli, o encontro foi extremamente promissor.

“O ministro demonstrou interesse muito grande em investir na infraestrutura catarinense, nos nossos portos, aeroportos, ferrovias e no turismo”, aponta. 

Em sua fala, o ministro ainda destacou que há uma expectativa do fechamento de um acordo comercial entre os Emirados Árabes e o Mercosul até o fim do ano, o que beneficiaria Santa Catarina. Para isso, uma comitiva do país deve visitar o Brasil nos próximos meses.

O grupo também se reuniu com o diretor da Câmara Árabe-Brasileira, Rafael Solimeo, com o intuito de potencializar a promoção de Santa Catarina nos Emirados Árabes. A Câmara representa 22 países da região.

No segundo dia de viagem, a comitiva se reuniu com a Câmara de Comércio de Dubai e apresentou os potenciais catarinenses. Também mostrou que o Estado está interessado não somente em exportar, como importar produtos e tecnologias dos Emirados Árabes Unidos. O grupo ainda buscou entender quais as necessidades dos empresários de Dubai.

Depois, os catarinenses conheceram o Jebel Ali Port, o porto de Dubai. Eles foram recebidos pelo vice-diretor executivo da DP World, Sr. Mohammed Al Muallem. Ao todo, o porto movimenta 14 milhões de contêineres ao ano, e atende cerca de 3 bilhões de pessoas em diferentes continentes. Atualmente, são 10 mil empresas presentes no porto, todas movidas a energia solar.

Segundo Lunelli, a visita mostrou como os portos catarinenses precisam de modernização.

“Lá, a liberação de um contêiner leva de 15 a 30 minutos apenas. Antes mesmo do navio chegar ao porto, as notas fiscais são enviadas à alfândega, que já indica o que precisa ser inspecionado. É impressionante”, observa.

Durante a reunião, os representantes da DP World destacaram que acompanham a situação dos portos catarinenses e que têm interesse em administrar o Porto de Itajaí. A concessão da estrutura deve ser renovada em, no máximo, dois anos.

Relação com estruturas de Abu Dhabi também é promissora

Em Abu Dhabi, a comitiva esteve com diretores e professores da Higher Colleges of Technology (Faculdades Superiores de Tecnologia), onde foi proposto um acordo de cooperação entre os Emirados Árabes e o governo catarinense, através de instituições como a Acafe. 

“Essa faculdade sofreu uma grande transformação curricular há dois anos, passando a priorizar, além do ensino teórico, as ciências aplicadas, para preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Esta é uma bandeira que sempre defendo. Precisamos investir em cursos profissionalizantes, em mais tecnologia nas salas de aula e assim, ajudar a criar novas oportunidades para nossos jovens”, comenta o deputado.

O intercâmbio de alunos e professores também foi tratado na reunião. Na sequência, o grupo seguiu para o fundo de investimentos Mudabala, onde foram apresentados projetos de infraestrutura para portos, aeroportos e ferrovias.

“São pautas importantes para nosso desenvolvimento, que precisam de financiamento ou investimento internacional”, destaca Lunelli.

O potencial turístico de Santa Catarina foi outro tema discutido, incluindo a possibilidade de um voo direto entre os Emirados Árabes e Florianópolis.

No dia seguinte, o grupo se reuniu com o Departamento Imobiliário e Infraestrutura de Abu Dhabi, com a Câmara Comercial de Abu Dhabi e, ainda, com o reitor da Zayed University, Michel Allen.

A agenda ainda contou com uma reunião no Grupo Edge, especializado em tecnologias avançadas de segurança e com uma visita à Mesquita Sheikh Zayed. 

“Ficamos muito satisfeitos com a viagem. Aprendemos muito e conseguimos apresentar todo o potencial que nosso Estado tem. Certamente, essa conexão resultará em excelentes negócios e parcerias”, completa Lunelli.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Política

Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado

Senadores aprovaram na noite de terça-feira (16) a proposta de emenda à Constituição (PEC); Saiba como votaram os senadores catarinenses
Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado
Política

TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif

Não foi dado um novo prazo para o julgamento
TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif
Geral

Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim

Iniciativa do deputado Antídio Lunelli cita necessidade de produção em larga escala de controlador do inseto
Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim
Política

CNJ afasta juíza que condenou Lula e outros três juízes da Lava Jato

O afastamento seria, segundo o Conselho Nacional de Justiça, por burlar a ordem processual, violar o código da magistratura, prevaricar e burlar decisões do Supremo.
CNJ afasta juíza que condenou Lula e outros três juízes da Lava Jato
Ver mais de Política