Delivery Much
POLÍTICA

Lula está apaixonado e pretende se casar, afirma ex-ministro

20 Mai 2019 - 14h06

Preso desde abril do ano passado em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está apaixonado e pretende se casar. A revelação foi feita pelo ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira em um texto publicado em seu perfil no Facebook.

Lula está namorando a socióloga paulista Rosângela Silva, que trabalha no escritório da estatal Itaipu Binacional em Curitiba e visita o ex-presidente com frequência na superintendência da Polícia Federal, onde o petista cumpre pena. Ela tem cerca de 40 anos, conhece o ex-presidente há mais de dez anos, segundo dirigentes do partido, e se aproximou de Lula durante a caravana do petista pela região Sul.

O nome da namorada de Lula foi revelado pelo jornalista Guilherme Amado em sua coluna na revista Época. Segundo amigos próximos, a família de Lula conhece e aprova o relacionamento do ex-presidente com a socióloga.

Depois de visitar o ex-presidente na prisão em companhia do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, quinta-feira, 16, Bresser cometeu a inconfidência. "Sua (de Lula) maior demanda é a de ter reconhecida sua inocência. Está apaixonado e seu primeiro projeto ao sair da prisão é se casar", escreveu o ex-ministro.

Na conversa, Lula também disse ser contra qualquer tipo de intervenção na Venezuela, mas reconheceu que o presidente Nicolás Maduro e seu antecessor Hugo Chávez cometeram erros. "Conta que muitas vezes aconselhou o Chávez, que era uma pessoa ótima, mas cabeça-dura. Ouvia os conselhos com atenção, mas não os seguia", escreveu Bresser.

Rosângela, mais conhecida como Janja, é a primeira namorada de Lula depois da morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia, em janeiro de 2016. Em dezembro de 2017, durante café da manhã com jornalistas, o ex-presidente foi indagado sobre a vida amorosa e respondeu que estava "apaixonado pelo Brasil".

Advogados e petistas esperam que Lula deixe a prisão ainda neste ano. Há duas semanas a defesa de Lula pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a detração da pena e progressão para o regime semiaberto com base em decisão da própria corte que reduziu de 12 anos e um mês para oito anos e 10 meses a pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro à qual foi condenado no caso do triplex do Guarujá (SP). Eles argumentam que como Lula já cumpriu mais de um ano, restam menos de oito anos de pena. A legislação brasileira prevê que condenados a até oito anos devem ir para o regime semiaberto.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Jonathan Reinke fala sobre início do mandato na Câmara de Jaraguá

Parlamentar participou ao vivo do Diário da Jaraguá desta terça-feira (26)
Jonathan Reinke fala sobre início do mandato na Câmara de Jaraguá
Política

Maria Rosana assume vaga na Câmara de Guaramirim

Ela assume o cargo de Adilso Comin, que se licenciou para atuar na Secretaria de Agricultura do município.
Maria Rosana assume vaga na Câmara de Guaramirim
Política

Laírton Müller é escolhido como líder do Governo na Câmara de Corupá 

Definição do prefeito Luiz Carlos Tamanini foi anunciada nesta segunda-feira (25)
Laírton Müller é escolhido como líder do Governo na Câmara de Corupá 
Política

Vicente Caropreso pede novos leitos de UTI Covid para Jaraguá do Sul

Em reunião com secretário da Saúde, deputado também articula para que governo dobre repasse de recursos ao Hospital São José e que unidade possa ser referência em cardiologia pelo SUS
Vicente Caropreso pede novos leitos de UTI Covid para Jaraguá do Sul
Ver mais de Política