transito
POLÍTICA

Líder do PSL na Câmara diz que cabe a Bolsonaro decidir destino de Bebianno

14 Fev 2019 - 00h18Por Mariana Haubert

O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), defendeu nesta quarta-feira, 13, que cabe somente ao presidente Jair Bolsonaro decidir sobre uma possível demissão do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. Para Waldir, o presidente precisa levar em consideração o trabalho feito por seu subordinado durante a campanha eleitoral do ano passado, em que o PSL teve um crescimento exponencial em todo o País.

"Temos que lembrar o papel do Bebianno na construção do governo Bolsonaro. Sempre foi um dos braços direitos do presidente. Se ele mentiu, isso é um crime ou não é um crime? O que configura isso? Agora, se ele perdeu a confiança do presidente, cabe ao presidente tomar a decisão que ele entender mais legítima", afirmou o parlamentar ao sair de um jantar do seu partido.

Enquanto o encontro dos deputados acontecia, Bolsonaro afirmou, em entrevista à RecordTV, que determinou à Polícia Federal e ao ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, a abertura de um inquérito para apurar acusações de que o PSL teria financiado candidaturas de laranjas. Bebianno era o presidente da sigla durante as eleições.

O presidente ainda disse que, caso seja comprovado que Bebianno esteve envolvido no suposto esquema do partido na última eleição, o destino do ministro será "voltar às suas origens". Bolsonaro negou ainda que tenha conversado com Bebianno enquanto ainda estava no hospital.

Nesta tarde, o filho do presidente e vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC) usou o Twitter para desmentir Bebianno, que disse ter conversado três vezes com o presidente na terça-feira, 12. Parlamentares presentes no jantar, no entanto, afirmaram que o caso não foi assunto durante o encontro.

Para Waldir, não é momento ainda de "crucificar um ministro em razão de uma divergência de um debate, de uma discussão". Questionado se a suposta mentira do ministro não seria suficiente para justificar uma demissão, o líder do PSL minimizou a questão. Disse que Bebianno poderia responder a um processo na Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Ver mais de Política