dengue 2
POLÍTICA

Líder do PR diz que separação do caixa 2 facilita trâmite de projeto de Moro

19 Fev 2019 - 15h31Por Breno Pires e Julia Lindner

O líder do PR na Câmara dos Deputados, José Rocha (BA), disse que a separação da criminalização do caixa 2 permitirá uma tramitação mais fácil do projeto de lei anticrime elaborado pelo ministro Sérgio Moro, que será entregue em mãos ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na tarde de hoje. O fatiamento da proposta foi revelado pelo Estadão/Broadcast.

"Eu acho que sim", disse, ao ser questionado pela reportagem se a tramitação será mais fácil separando-se o caixa 2 do pacote principal. Ele observou, no entanto, que a forma como vão tramitar os projetos ainda não está definida. O trâmite dependerá do que for deliberado pelo colegiado de líderes na Câmara, do qual Rocha faz parte.

Ele antecipou, no entanto, que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sinalizou uma tramitação conjunta entre o projeto de Moro e um outro apresentado no ano passado, também dentro da segurança pública, elaborado por uma comissão de juristas presidida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O deputado, aliás, é um dos três deputados que subscreveram o projeto de lei elaborado por uma comissão de juristas no ano passado propondo mudanças.

"Ainda está para decidir, provavelmente tem posições para que o projeto (de Moro) seja apensado ao do Alexandre de Moraes que eu subscrevi. Então nós vamos ver se vai tramitar conjuntamente. Rodrigo Maia sinalizou nessa possibilidade. Vamos estudar e ver se realmente é a melhor possível", disse José Rocha.

Questionado se a separação do caixa 2 pode fazer que a medida fique em segundo plano, Rocha disse em um primeiro momento que isso dependeria de decisão colegiada e não caberia a ele comentar, mas depois relativizou a gravidade do crime.

"O próprio Moro hoje disse que o caixa 2 não é crime. Tá aí na imprensa ele dizendo", disse o deputado. Informado pela reportagem que a afirmação de Moro não foi essa, e sim de que caixa 2 é um crime diferente de corrupção, o deputado mudou o discurso. "É um crime eleitoral, é o que ele disse. Então vamos discutir", afirmou.

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Ver mais de Política