transito
Política

Justiça impede o governador Jorginho Mello de nomear o filho para a Casa Civil

A Procuradoria Geral do Estado vai recorrer da liminar

05 Jan 2024 - 06h12Por Janici Demetrio
Justiça impede o governador Jorginho Mello de nomear o filho para a Casa Civil - Crédito: Reprodução Redes Sociais Crédito: Reprodução Redes Sociais

Na noite desta quinta-feira (04), o desembargador substituto do Tribunal de Justiça, João Marcos Buch,  atendeu a um pedido do PSOL e concedeu uma liminar que impede o governador Jorginho Mello (PL) de nomear o filho, Filipe Mello, como secretário de Estado da Casa Civil.

O desembargador citou que a Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) não coloca como nepotismo a nomeação de parentes em cargo político de confiança, mas para ele, o caso é considerado contrário aos “princípios da moralidade e da impessoalidade, resultando em nepotismo”.

Buch afirma ainda, na liminar, que um decreto de 2008, do então governador Luiz Henrique da Silveira, vedou a nomeação de “cônjuge, companheiro(a) ou parente” para cargos de confiança. Por fim, diz que a nomeação do filho pelo governador não estaria respaldada em “mérito”. A Procuradoria Geral do Estado vai recorrer da liminar.

Ainda na noite de quinta-feira (4) a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) se pronunciou sobre o caso e disse que recebe com surpresa a decisão do juiz.

Na nota, a PGE diz que a decisão foi concedida em regime de plantão sem que o Estado pudesse se manifestar previamente, em respeito ao princípio constitucional do contraditório, e sem que houvesse urgência para tanto, uma vez que não havia risco de perecimento do alegado direito, caso houvesse a manifestação prévia do ente público.

A Procuradoria adotará as medidas judiciais necessárias para garantir o direito de nomeação, que é prerrogativa do chefe do Poder Executivo assegurada por pacífica, firme e já antiga jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, fato, aliás, reconhecido pela própria decisão judicial, e invalidar a decisão que, embora respeitável, é maculada de inconstitucionalidade, finaliza a nota.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram!

Matérias Relacionadas

Política

Edson Goldacker Junkes toma posse como prefeito interino em São João do Itaperiú

Junkes assume o cargo após a prisão do prefeito, Clézio Fortunato (MDB), e do vice-prefeito, Jaime Antônio de Souza (PL) investigados na Operação Mensageiro
Edson Goldacker Junkes toma posse como prefeito interino em São João do Itaperiú
Política

Lunelli atua por melhoria da infraestrutura portuária de SC

Parlamentar cita caso do Porto de Itajaí, que teve atividades paralisadas há mais de um ano
Lunelli atua por melhoria da infraestrutura portuária de SC
Política

TSE pede mais provas em processo que pode cassar senador Jorge Seif

Ele pode ser cassado por abuso de poder econômico na campanha de 2022
TSE pede mais provas em processo que pode cassar senador Jorge Seif
Saúde

Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias

O deputado citou dados do Painel de Leitos de UTI da Secretaria de Estado da Saúde, que indicam uma ocupação de 93,7% do total de leitos disponíveis no estado, com a região da Foz do Rio Itajaí atingindo 100% de ocupação
Caropreso relaciona baixa adesão à vacina com ocupação de leitos de UTIs por doenças respiratórias
Ver mais de Política