dengue
Política

Jaraguá do Sul tem 12.100 pessoas filiadas à partidos políticos

Dados fazem parte das estatísticas do TRE sobre o eleitorado brasileiro

02 Abr 2024 - 10h51Por Rogério Tallini
Filiações devem aumentar neste ano de eleições - Crédito: Divulgação TSEFiliações devem aumentar neste ano de eleições - Crédito: Divulgação TSE

Com a proximidade das eleições municipais de 2024, os partidos políticos buscam fortalecer o número de filiados e, principalmente, aqueles com potencial para concorrer aos cargos de prefeito e vereador.

De acordo com as estatísticas atualizadas em março pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, atualmente, em Jaraguá do Sul, 12.114 pessoas fazem parte de algum partido político. Deste total, 58% são do sexo masculino e 42% do sexo feminino. A maioria, 9.118, estão ligados à sigla partidária há mais de dez anos. Em relação à faixa etária, 4.553 têm entre 45 e 59 anos. Somente 54 pessoas estão no grupo de filiados com idade entre 18 e 24 anos. 

Desde 2008, o ano que teve mais pessoas filiadas à partidos foi 2020, com 12.962 filiações. Com o período de filiações novas e trocas de siglas, as lideranças partidárias pretendem superar os números de 2020. 

Das 27 siglas partidárias registradas pelo TRE em Jaraguá do Sul, o MDB é o líder em número de filiados, com 2.551. O PSDB vem em seguida, com 1.456 filiações, a frente do União Brasil, que possui 1.081 filiados. O PT, partido do presidente da República, tem 883 filiados. Os partidos com menor número de filiações são: Rede, com quatro filiados; UP, com três; PMB e PSTU com apenas dois filiados cada.

Sobre o grau de escolaridade dos 12.114 filiados a partidos políticos, o TRE informa que 29,59% possuem o Ensino Médio Completo (3.584 pessoas); 23,23% completaram o Ensino Superior (2.814); 20,04% não completaram o Ensino Fundamental, o que corresponde a 2.428 pessoas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Política

Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado

Senadores aprovaram na noite de terça-feira (16) a proposta de emenda à Constituição (PEC); Saiba como votaram os senadores catarinenses
Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado
Política

TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif

Não foi dado um novo prazo para o julgamento
TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif
Geral

Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim

Iniciativa do deputado Antídio Lunelli cita necessidade de produção em larga escala de controlador do inseto
Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim
Política

CNJ afasta juíza que condenou Lula e outros três juízes da Lava Jato

O afastamento seria, segundo o Conselho Nacional de Justiça, por burlar a ordem processual, violar o código da magistratura, prevaricar e burlar decisões do Supremo.
CNJ afasta juíza que condenou Lula e outros três juízes da Lava Jato
Ver mais de Política