transito
Política

Ex-vereador de Jaraguá, agora em Brusque, tem mandato cassado

Jocimar dos Santos é acusado de "rachadinha"

07 Mar 2024 - 13h12Por Janici Demetrio
Ex-vereador de Jaraguá, agora em Brusque, tem mandato cassado  - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

Os vereadores de Brusque decidiram na quarta-feira (6), cassar o mandato de Jocimar dos Santos (DC). A decisão foi unânime dos 14 parlamentares em sessão que durou oito horas. Jocimar foi investigado após ser preso em flagrante acusado pelo suplente, Éder Leite, de esquema de “rachadinha”.

Rodrigo Voltolini (DC), primeiro suplente assume a vaga de Santos oficialmente. Ele já estava ocupando a cadeira provisoriamente e, até por isso, se declarou impedido de votar na sessão de julgamento, seguindo o regimento interno da Câmara.

Em novembro do ano passado, Jocimar foi preso e, no dia seguinte, foi solto. Ele foi afastado da Câmara posteriormente por ordem da Justiça. A acusação é de que ele queria “repartir o salário” do suplente, que ficou um mês no cargo.

Na sessão de ontem, Jocemar disse que está há duas décadas na vida pública, fez dezenas de indicações a cargos de Brusque e que “jamais teve alguém o acusando de algo ilícito”.

“Fico muito confortável de falar tudo isso, porque o Éder fez uma denúncia ao Ministério Público solicitando que investigasse os cargos que indiquei e nada foi encontrado”.  

Conforme a investigação, Jocimar dos Santos pediu licença e no seu lugar indicou o suplente. Ele exigiu que o suplente Eder Leite pagasse metade do salário para que ele exercesse o cargo.  

No primeiro momento, o suplente aceitou e assumiu o cargo, pensando que o acordo não aconteceria, porém o vereador licenciado Jocimar voltou a conversar com Eder Leite exigindo os 50% do salário. Diante disso, o vereador suplente procurou o Ministério Público para informar os fatos, que então acionou o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Jocimar dos Santos foi vereador em Jaraguá do Sul entre 2013 e 2016. Em 2015 ele foi investigado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) por improbidade administrativa. Ex-assessora e o marido dela acusaram o parlamentar por extorsão. A mulher afirmou que o vereador cobrava até 10% dos salários dos assessores para que fossem mantidos nos cargos.

A mulher trabalhou com Jocimar de 2013 a setembro de 2015. Após quase dez anos, o caso foi arquivado.  

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Política

Deputados estaduais da região Norte pressionam pela retomada das obras de duplicação da BR-280

Parlamentares se reuniram na quarta-feira (14) para tratar do assunto
Deputados estaduais da região Norte pressionam pela retomada das obras de duplicação da BR-280
Política

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Deputada é acusada de ordenar invasão do sistema do CNJ
Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão
Política

XXVI Marcha a Brasília começa dia 19 de maio e deve reunir público recorde

Mais de 11 mil gestores já se inscreveram
XXVI Marcha a Brasília começa dia 19 de maio e deve reunir público recorde
Política

Jaraguá sai na frente com projeto que oferece curso gratuito a quem enfrenta vulnerabilidade social

Idealizado pelo presidente da Câmara, vereador Luiz Fernando Almeida, o programa "Preparar para o Futuro" oferece cursos gratuitos para vestibulares, ENEM, concursos, cursos técnicos e EJA
Jaraguá sai na frente com projeto que oferece curso gratuito a quem enfrenta vulnerabilidade social
Ver mais de Política