Política
Disque-Eleitor registrou mais de 17 mil atendimentos no 1º turno das eleições deste ano
A força-tarefa montada para ampliar o atendimento funcionou de 22 de setembro até 2 de outubro, data do pleito
O serviço de Disque-Eleitor, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), recebeu 17.266 chamadas telefônicas pelo número 0800 647 3888 durante o primeiro turno. A força-tarefa montada para ampliar o atendimento funcionou de 22 de setembro até 2 de outubro, data do pleito.
O servidor Carlos Valério Gerber Wietzikoski, responsável pelo reforço nos trabalhos, informou que foram registrados 13.155 atendimentos só no domingo de eleições (2). No dia 1º, sábado da véspera, foram 512.
Dentre as dúvidas indagadas pelos votantes via 0800 no primeiro turno, as três principais foram:
Local de votação (número da seção): 12.494 atendimentos (73%);
Regularização do título de eleitor para votar: 1.477 atendimentos (8,5%);
Justificativa: 893 atendimentos (5%).
Comparativo
Nas Eleições Gerais de 2018 ocorreram 10.154 chamadas telefônicas, sendo 9.570 no domingo do primeiro turno e 584 na véspera. Em comparação com o pleito deste ano, isso representa um aumento de 70% no número de chamadas para o Disque-Eleitor.
Já em 2020, ano de eleições municipais realizadas durante a pandemia quando o atendimento presencial esteve prejudicado, a força-tarefa realizou 21.116 atendimentos, sendo 14.099 no domingo de votação e 1.272 no sábado anterior. Comparando os dados do pleito deste ano com aquele contexto peculiar, constata-se uma redução de 22% no número de ligações para o 0800.
Ao analisar os referidos números, Carlos observa que neste pleito o 0800 foi apenas um dos meios de atendimento.
“Desde a pandemia, houve significativo incremento e melhoria nos demais canais de atendimento, como o chatbot do TSE (telefone +55 61 9637-1078, cujas dúvidas são dirimidas pelo WhatsApp), e-Título e as próprias páginas oficiais do TSE e TRE-SC na internet, que absorvem boa parcela das dúvidas do eleitorado, com o atendimento virtual e automatizado", avalia.
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