Delivery Much
Política

Deputado Carlos Chiodini e presidente da Apesc se reúnem com ministro de Minas e Energia em defesa da Eletrosul

Permanência da empresa pública em Santa Catarina foi um dos pleitos

17 Abr 2019 - 15h00Por Assessoria de Comunicação
Deputado Carlos Chiodini e presidente da Apesc se reúnem com ministro de Minas e Energia em defesa da Eletrosul - Crédito: Vanessa Campos Crédito: Vanessa Campos

O futuro da Eletrosul foi tema no encontro entre o ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, o deputado federal Carlos Chiodini (SC) e o presidente da Associação dos Produtores de Energia do Estado (APESC), Gerson Berti, nesta terça-feira (16), em Brasília. Atuante na geração, transmissão, comercialização de energia e telecomunicações em Santa Catarina, a empresa pública enfrenta a perspectiva de incorporação pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), do Rio Grande do Sul. 

Chiodini e Berti pediram ao ministro atenção especial sobre a Eletrosul e pleitearam alternativas para que a Centrais Elétricas, responsável pelo faturamento de 2,3 bilhões em 2018, permaneça sediada em solo catarinense. Oferecer a contratação de geração de energia por meio de leilões regionais e da política pública foi defendido pelos representantes catarinenses, que reforçaram ainda a relevância da empresa pública para a economia estadual.

“A contratação de geração de energia permitirá que as indústrias catarinenses e seus produtores sejam mais competitivos, gerando novos desenvolvimentos e empreendimentos. O resultado é o fortalecimento da atividade econômica, geração de emprego e renda, tornando Santa Catarina autossuficiente”, enfatizou Carlos Chiodini.

Para o deputado, o crescimento do Estado como polo industrial brasileiro é certo, pois gera excelente faturamento, expertises, além de ser referência de produção de energia no país. Também em defesa da produção de energia e da manutenção da Eletrosul no Estado, Gerson Berti frisou a vocação hídrica de Santa Catarina, que pode ser promovida por distribuidora de energia local. “Santa Catarina não pode perder uma empresa tão importante e que contribui tanto para o crescimento do nosso Estado com retorno de tributos de maneira significativa. Essa eventual incorporação pode afetar nossas contas públicas”, disse o presidente da Apesc. 

Tanto para o deputado federal Chiodini quanto para Berti, a audiência com o ministro de Minas e Energia foi considerada positiva


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Ouça a entrevista dos vereadores do MDB

Luís Fernando Almeida, Onésimo Sell e Osmair Gadotti participaram ao vivo do Diário da Jaraguá desta quinta-feira
Ouça a entrevista dos vereadores do MDB
Política

Biden anuncia retorno dos EUA ao Acordo de Paris

Presidente também assinou decretos relacionados à imigração
Biden anuncia retorno dos EUA ao Acordo de Paris
Política

Entrevista do vereador Jeferson Cardozo no Diário da Jaraguá

Parlamentar participou do jornal da Rádio Jaraguá na manhã desta quarta-feira (20)
Entrevista do vereador Jeferson Cardozo no Diário da Jaraguá
Política

Joe Biden toma posse como presidente dos EUA em evento virtual

Pandemia e ataque ao Capitólio esvaziaram cerimônia
Ver mais de Política