dengue
Política

Deputado Antídio Lunelli pauta debate sobre as ferrovias catarinenses

Parlamentar solicitou a realização de uma audiência pública para debater o assunto

22 Nov 2023 - 16h30Por Janici Demetrio
Deputado Antídio Lunelli pauta debate sobre as ferrovias catarinenses - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc aprovou nesta terça-feira, requerimento apresentado pelo deputado estadual Antídio Lunelli que solicita a realização de uma audiência pública para debater projetos de implantação de ferrovias em regiões estratégicas para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. A data ainda será anunciada.

No requerimento, Lunelli ressalta a existência de dois projetos, em desenvolvimento, de ferrovias: um projeto executivo que liga Araquari a Navegantes, que prevê a implantação de 60 quilômetros de malha, conectando o Complexo Portuário de Itajaí à malha ferroviária nacional; e um projeto básico que visa à construção de 319 quilômetros de ferrovia para ligar Chapecó a Correia Pinto, além de acesso ao Litoral.

Além disso, existem os projetos para as obras em torno da continuação do contorno ferroviário de São Francisco do Sul, projeto executivo do contorno ferroviário do município de Joinville e projeto básico do contorno ferroviário de Jaraguá do Sul.    

“Precisamos urgentemente discutir o tema das ferrovias e, na sequência, começar a tirar os projetos do papel, envolvendo o governo do Estado e federal. A economia pujante de Santa Catarina precisa de fomento e é  fundamental que tenhamos uma infraestrutura melhor. Sem uma medida urgente para concretizar esses projetos que estão sendo discutidos há anos, sem solução, corremos o risco de travarmos seriamente o nosso próprio desenvolvimento econômico. A situação fica a cada dia pior”, comentou o deputado.

No documento, Lunelli também pontua a necessidade de contratação de um Plano Estadual de Logística de Transportes para acelerar, por meio de planejamento e desenvolvimento, os trabalhos no segmento do modal ferroviário no estado. Importantes setores da economia catarinense serão afetados positivamente como a possível expansão da malha ferroviária, como: metalmecânico, têxtil, plástico, biocombustível, portuário, aeroportuário, bens de capital, madeira bruta, móveis acabados e agroindústria.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram!

Matérias Relacionadas

Política

Jaraguá recebe R$ 2 milhões em emenda do deputado Vicente Caropreso

Os recursos serão empregados na obra  do binário no bairro Czerniewicz, com a pavimentação da  continuidade da rua Treze de Maio
Jaraguá recebe R$ 2 milhões em emenda do deputado Vicente Caropreso
Política

TSE proíbe candidato de impulsionar link com o nome de adversário

Serviço é vendido por motores de busca como o Google
TSE proíbe candidato de impulsionar link com o nome de adversário
Política

Lunelli diz que se Justiça funcionasse estupro em Jaraguá poderia ter sido evitado 

Parlamentar também reforçou pedido para aumento do efetivo policial na região
Lunelli diz que se Justiça funcionasse estupro em Jaraguá poderia ter sido evitado 
Política

TRE-SC mantém deputado jaraguaense Fábio Schiochet no cargo

Deputado foi acusado por suposto abuso de poder econômico e político
TRE-SC mantém deputado jaraguaense Fábio Schiochet no cargo
Ver mais de Política