transito
Política

Deputada catarinense, Júlia Zanatta, assina pedido de impeachment de Lula

O documento traz dois motivos: a recepção ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a indicação de Cristiano Zanin para a vaga no STF

11 Jun 2023 - 19h53Por Janici Demetrio
  - Crédito: Divulgação Câmara Federal - Crédito: Divulgação Câmara Federal

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), junto com outros parlamentares e líderes, inclusive da base do atual governo, assinou na última terça-feira (6), pedido de impeachment do presidente Lula. O documento traz dois motivos: a recepção ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a indicação de Cristiano Zanin para a vaga no STF. 

Os parlamentares acusam o presidente de violar “os princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais, bem como tratados internacionais de Direitos Humanos”, ao receber um acusado de narcoterrorismo, lavagem de dinheiro, entre outros crimes. 

Segundo o documento, ao recepcionar no Brasil o chefe de estado acusado formalmente pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU por crimes contra a humanidade, o presidente “atentou contra o decoro que se exige do cargo de Presidente da República de um Estado Democrático de Direito”. 

“Não podemos admitir que Maduro venha ao Brasil e ainda receba conselhos públicos do seu companheiro Lula para criar uma narrativa contra a própria realidade da Venezuela. É um absurdo. O presidente envergonha a nação usando do seu cargo para manter vínculo com terrorista e acusado de crime contra a humanidade”, afirmou a deputada.

Sobre a indicação de Cristiano Zanin para o STF, os parlamentares que assinaram o documento explicam que, apesar da competência do advogado, há um crime de responsabilidade.

“É óbvio que o presidente não está pensando nos interesses na nação, mas sim privilegiando quem o defendeu durante a operação Lava-Jato”, concluiu Zanatta.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Política

TSE marca julgamento de recursos que pedem cassação de Sergio Moro

Senador é acusado de gastos irregulares no período anterior à campanha
TSE marca julgamento de recursos que pedem cassação de Sergio Moro
Política

Cadastro eleitoral para as Eleições 2024 está encerrado

A partir desta quinta (9), não é mais possível realizar as operações de transferência de domicílio, revisão de dados, regularização e emissão de novos títulos.
Cadastro eleitoral para as Eleições 2024 está encerrado
Segurança

Nova rua no bairro Ilha da Figueira será liberada na sexta-feira (10)

A passagem liga as ruas Rinaldo Bogo e José Theodoro Ribeiro, logo após a saída da Ponte do Trabalhador
Nova rua no bairro Ilha da Figueira será liberada na sexta-feira (10)
Política

Alesc aprova projeto sobre denominação da Região Metropolitana do Vale Europeu

A aprovação aconteceu nesta terça-feira (7), durante sessão ordinária na Alesc Itinerante de Blumenau. Projeto é de autoria do Deputado Delegado Egidio Ferrari
Alesc aprova projeto sobre denominação da Região Metropolitana do Vale Europeu
Ver mais de Política