vacina
Política

Convenções partidárias dão largada à corrida eleitoral em Jaraguá

De acordo com o novo calendário eleitoral, o prazo para definição pelos partidos de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai até o dia 16 de setembro

14 Set 2020 - 09h29Por Da Redação

O MDB de Jaraguá do Sul realizou no sábado (12), no Clube Acaraí, a convenção em que foi confirmada a dobradinha em chapa pura composta por Antídio Lunelli, que busca a reeleição e o empresário Jair Franzner que será o vice. O anúncio da chapa pura e do vice de Lunelli já havia sido feito no início da semana pelo MDB.  Na avaliação do presidente municipal do partido Eduardo Bertoldi, apesar de diferente, a convenção deste ano foi uma demonstração de força e união e que seguiu todas as normas sanitárias de prevenção contra o coronavírus.

 

O PSDB de Jaraguá do Sul definiu em convenção realizada na manhã de domingo (13), na sede da Associação de Moradores da Vila Lalau, que vai apoiar a candidatura para reeleição de Antídio Lunelli (MDB). Também na convenção foi apresentada a chapa completa com 17 candidatos - 11 homens e 6 mulheres - que vão disputar a Câmara de Vereadores.  A novidade é a volta ao cenário político de um dos fundadores da legenda em Jaraguá do Sul, o empresário Célio Bayer. Além de lançar nomes novos para concorrer à Câmara, o PSDB vem com conhecidos no cenário político jaraguaense, o ex-prefeito Irineu Pasold que disputará uma vaga na Câmara e dos vereadores Rogério Jung e Ademar Winter que buscam a reeleição.

 

O PTB de Jaraguá do Sul realizou na última quinta-feira (10) a convenção partidária para escolha da nominata de candidatos que disputarão o pleito de 2020 no município. No encontro, além da escolha dos nomes, o partido definiu, por unanimidade de votos, participar da eleição proporcional (lançando candidatos à Câmara de Vereadores) e apoiar, na majoritária, (para prefeito e vice), a chapa de Antídio Lunelli e Jair Franzner. Vale lembrar que o PTB é partido da base governista desde as eleições de 2016.  O Partido sairá com nominata completa de candidatos (17 ao todo), sendo que, Marcelindo Gruner, foi confirmado como candidato à reeleição.

 

O PSD presidido pelo ex-vereador Alcides João Pavanello também realizou a convenção no domingo (13). Para a majoritária o partido confirmou apoio a chapa de Antídio Lunelli.

 

O PT de Jaraguá do Sul realizou a convenção na última segunda-feira (7). A reunião foi realizada via on-line. O partido deve dar prioridade para este pleito a eleição de vereadores. A nominata de candidatos homologados a vereadores e vereadoras pelo diretório totalizou 13 nomes, sendo, quatro mulheres e nove homens.

 

O PP de Jaraguá realiza a convenção nesta segunda-feira (14) no Rancho do Tonin. O partido deve confirmar a participação na chapa de Antídio Lunelli.

 

O PSL deve realizar a convenção na próxima quarta-feira (16). 

 

O NOVO foi o primeiro partido a oficializar a candidatura para prefeito, vice e vereadores em Jaraguá do Sul, no início do mês. O partido confirmou a candidatura de Leandro Schmöckel Gonçalves à Prefeitura de Jaraguá do Sul. O vice será o coronel Gonçalves.

 

De acordo com o novo calendário eleitoral, o prazo para definição pelos partidos de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai até o dia 16 de setembro. Pela primeira vez na história, por causa da pandemia do novo coronavírus, os partidos poderão optar por realizar as convenções virtualmente. Considerada uma das etapas principais do processo eleitoral, além de escolher os candidatos que disputarão o pleito, nessa reunião, os partidos também decidem se vão participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas e sorteiam os números com os quais os candidatos irão concorrer.

Na disputa deste ano, a expectativa da Justiça Eleitoral é que 500 mil registros de candidaturas serão confirmados em todo território nacional. O primeiro e segundo turno das eleições municipais de 2020 serão realizadas, respectivamente, nos dias 15 e 29 de novembro.

 

Matérias Relacionadas

Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Ver mais de Política