transito
Política

Caropreso cobra mais salas de aula em escolas de Jaraguá do Sul e região

Deputado se reuniu com o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, nesta semana. Eles também discutiram a necessidade de avançar na municipalização do ensino fundamental

27 Mai 2023 - 13h30Por Janici Demetrio
Caropreso cobra mais salas de aula em escolas de Jaraguá do Sul e região - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) está preocupado com o ritmo dos processos para ampliar o número de salas de aula em escolas estaduais na região de Jaraguá do Sul.  O parlamentar se reuniu, nesta quarta-feira (24), com o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, para discutir a questão. Outro ponto tratado foi a municipalização do ensino fundamental.

Em Jaraguá do Sul, as escolas em questão são a Giardini Lenzi, na Vila Lezi, a  Alvino Tribess, no bairro Vieira, a  Euclides da Cunha, no bairro Nereu Ramos, e a escola João Romario Moreira, no Rio Cerro II. Já em Guaramirim o deputado cobrou a ampliação da escola São José, no Bairro Rio Branco. Na última semana o deputado visitou as escolas com o gerente regional de Educação, Fernando Alflen.

“Ouvi dos técnicos da secretaria que participaram da reunião que esses processos de licitação e elaboração de projetos de ampliação estão a passos lentos. Isso me preocupou muito. As escolas precisam de ampliação e obras de reforma urgentes, para atender o público estudantil entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental. Há fila de espera”, disse Dr. Vicente.

Conforme o deputado, a equipe do secretário apresentou uma iniciativa que o governo estuda para agilizar o processo, que é a compra de estruturas modulares de salas de aula.  Seria uma  solução rápida e inovadora para a demanda crescente por vagas em comparação com a construção tradicional. 

Avançar na municipalização

Outro ponto que chamou a atenção do deputado é o baixo índice de escolas municipalizadas de ensino fundamental na região, em especial em Jaraguá do Sul. Dados da secretaria mostram que 40% dos municípios de Santa Catarina já assumiram por completo o ensino fundamental, com a transferência das escolas de educação básica do Estado para as prefeituras. 

 “Esperamos que mais municípios também façam isso, assumam esse protagonismo. Jaraguá do Sul tem um crescimento populacional forte e há um clamor por mais vagas. Não há salas de aula para abrigar todo esse contingente. Se houver um empenho maior dos municípios no compartilhamento da responsabilidade sobre o ensino fundamental com o governo estadual, principalmente nos anos iniciais, do 1º ao 5º ano, poderemos ter uma solução mais rápida para o problema da falta de vagas. É preciso dialogar e encontrar um caminho urgente.”

Pela legislação, é dever dos municípios garantir o acesso à educação infantil, da criança de 0 a 6 anos. O ensino fundamental, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é obrigação dos estados e municípios, que devem compartilhar a oferta.  Cabe aos governos estadual e federal cooperar técnica e financeiramente com as prefeituras que assumem a gestão.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Ver mais de Política