POLÍTICA
Bolsonaro estará em Israel no dia das 'comemorações' do golpe militar de 1964
Apesar de ter orientado quartéis a celebrarem o aniversário de 55 anos do golpe militar, o presidente Jair Bolsonaro não estará no Brasil no dia 31 de março. Bolsonaro viajará a Israel no próximo sábado, 30, onde permanecerá até 3 de abril.
O estímulo de Bolsonaro à celebração do golpe de 1964 foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Na segunda-feira, 26, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, confirmou a determinação do presidente ao Ministério da Defesa para que sejam feitas as "comemorações devidas". Segundo Rêgo Barros, não haverá eventos no Planalto na ocasião.
De acordo com o porta-voz, o presidente não considera que houve um golpe, e sim que a sociedade civil e militares se uniram para "recuperar e recolocar o nosso País no rumo". "Salvo melhor juízo, se isso não tivesse ocorrido, hoje nós estaríamos tendo algum tipo de governo aqui que não seria bom para ninguém", afirmou Rêgo Barros.
O palácio pretende unificar as ordens do dia, textos preparados e lidos separadamente pelos comandantes militares. Já há um esboço do conteúdo, que deve encaminhado na quinta ou sexta-feira aos quartéis, segundo fontes. O conteúdo é elaborado em conjunto pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e os comandantes das Forças Armadas.
Como mostrou o jornal O Estado de S. Paulo, o texto único deve ressaltar as "lições aprendidas" no período, mas sem qualquer autocrítica aos militares. O período ficou marcado pela morte e tortura de dezenas de militantes políticos que se opuseram ao regime. O texto também deve destacar o papel das Forças Armadas no contexto atual, considerando o protagonismo de militares como principais pilares de sustentação do governo Bolsonaro.

Matérias Relacionadas
Geral
Paróquia Luterana da Barra recebe homenagem pelos 100 anos de história

Política
TSE divulga cálculo para distribuição de tempo no horário eleitoral
Propaganda no rádio e TV no 1º turno começa dia 26 de agosto

Política
Paulo Bornhausen lança livro sobre modelo de trabalho de 30 anos de vida pública
Ex-deputado federal compilou no livro uma série de artigos que publicou

Política
Maioria do STF vota a favor de reajuste de 18% para o Judiciário
Salário de ministro passa de R$ 39,6 mil para R$ 46,3 mil
