POLÍTICA

Bolsonaro deve ir a Dallas na semana que vem, diz porta-voz

06 Mai 2019 - 23h15Por Felipe Frazão

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, disse nesta segunda-feira, 6, que o presidente Jair Bolsonaro deve ir a Dallas, nos Estados Unidos, na próxima semana, depois de cancelar participação em uma homenagem que receberia em Nova York, oferecida pela Câmara de Comércio Brasil-EUA.

A intenção é que Bolsonaro receba o prêmio de personalidade do ano na cidade localizada no Estado do Texas, mas a transferência do evento ainda depende de tratativas.

"Ainda não está fechado isso. Há uma tentativa, uma conjugação, um colimar das atividades lá em Dallas, que estão a ser assentadas agora por meio das interlocuções, com aquela premiação que iria acontecer em Nova York", disse Rêgo Barros.

A viagem deve ocorrer na mesma data prevista antes, entre 14 e 16 de maio. Bolsonaro, no entanto, vai se concentrar em um só Estado e não deverá ir mais a Miami, na Flórida.

Conforme o porta-voz, Bolsonaro recebeu um convite do prefeito de Dallas, Mike Rawlings, do partido Democrata, o mesmo do prefeito de Nova York, Bill de Blasio, que rechaçou o presidente.

O porta-voz afirmou que Bolsonaro foi convidado "a compartilhar o ambiente democrático tão salutar que são os Estados Unidos da América e que, eventualmente, algumas autoridades não sabem aproveitar e considerar diante de um presidente de Estado".

O porta-voz afirmou que o presidente recebeu convites para atividades políticas em vários Estados, de autoridades e empresários. A agenda de encontros, porém, não foi detalhada.

Europa

O porta-voz confirmou ainda a intenção do presidente Bolsonaro de visitar países europeus como Itália, Polônia e Hungria, governados pela direita. A data da provável excursão presidencial, porém, ainda depende de acertos entre os ministérios das Relações Exteriores dos países.

"A questão de fechar a agenda depende dos acordos da chancelaria. Está no foco essa viagem a esses países provavelmente no segundo semestre", disse o porta-voz. O chanceler Ernesto Araújo faz uma viagem aos países. Ele já havia visitado a Polônia no início do ano. No mês passado, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, visitou os governantes da Itália e da Hungria. O chanceler e o deputado já estiveram com diplomatas desses países no Brasil.

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

Governo repassa R$ 5 milhões para obras da UPA 24 Horas de Barra Velha

Recurso é indicação da bancada parlamentar do Norte Catarinense
Governo repassa R$ 5 milhões para obras da UPA 24 Horas de Barra Velha
Política

Guaramirim deve receber urnas eletrônicas ainda nesta semana

Justiça Eleitoral estima que até o começo de agosto todas as 17 mil urnas das eleições 2024 já estejam armazenadas nos municípios
Guaramirim deve receber urnas eletrônicas ainda nesta semana
Política

Carlos Bolsonaro pode concorrer ao Senado por Santa Catarina em 2026

A possível candidatura de Carlos faz parte de um plano mais amplo para eleger membros da família Bolsonaro ao Senado, incluindo Michelle, que poderia concorrer pelo Distrito Federal
Carlos Bolsonaro pode concorrer ao Senado por Santa Catarina em 2026
Política

Deputado Rodrigo Minotto assume a Presidência da Assembleia Legislativa de SC

O 1º vice-presidente, deputado Mauricio Eskudlark (PL), que assumiu a Presidência no domingo (7), em virtude da licença do presidente Mauro de Nadal (MDB) para chefiar o governo do Estado, transmitiu o cargo para Minotto para passar por exames
Deputado Rodrigo Minotto assume a Presidência da Assembleia Legislativa de SC
Ver mais de Política