transito
Política

Alesc aprova moção de Lunelli contra decreto de Lula

Deputado diz que novas normas inviabilizam clubes de tiro, são carregadas de preconceito e deixam sociedade refém

10 Ago 2023 - 11h04Por Janici Demetrio
Alesc aprova moção de Lunelli contra decreto de Lula - Crédito: d Crédito: d

O deputado estadual Antídio Lunelli teve aprovada por unanimidade pela Alesc uma moção solicitando a revogação do decreto desarmamentista assinado pelo presidente Lula, que pode inviabilizar a prática de tiro esportivo no Brasil, além de causar o fechamento de muitos clubes de tiro e ferir a liberdade individual. 

Conforme o parlamentar, a medida desrespeita a tradição de muitas regiões de Santa Catarina e também tira o direito do cidadão brasileiro de se defender.

“Já existem normas claras e rígidas, que podem ser aperfeiçoadas, para garantir que só terá direito a posse e ao porte de armas aquelas pessoas que cumprirem uma série de requisitos legais”, citou.

Em discurso na tribuna, o parlamentar disse ainda que “o governo federal tem sido valentão para tirar os direitos do cidadão comum e, ao mesmo tempo, covarde, porque mantém a bandidagem altamente armada”.

Lunelli reforçou que as estatísticas mais recentes no Brasil mostram que o número de homicídios caiu no país, a medida que cresceu o número de armas legais nas mãos de cidadãos. 

Já na questão do tiro esportivo, o deputado saiu em defesa dos atletas e alertou que o decreto do governo dificulta o treino para competições nacionais e internacionais e gera uma série de impasses podendo até mesmo acabar com algumas competições. 

Atualmente, na Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, são mais de 17 mil atletas cadastrados e um total de 30 mil atletas de Tiro Esportivo filiados em federações estaduais.  

“O tiro esportivo não pode ser alvo de discriminação ideológica. A prática faz parte do nosso contexto cultural e, como esporte Olímpico, deve ser fomentada”, aponta. 

O ex-prefeito de Jaraguá do Sul também saiu em defesa das sociedades de atiradores e disse que, por ignorância, parte da imprensa e da esquerda “míope” ligam as tradições germânicas à violência.

“O fato é que somos a região mais segura do Brasil porque valorizamos as pessoas do bem, damos liberdade a elas, e encaramos a bandidagem como ela deve ser encarada, com o rigor da lei”.

Lunelli lembrou que o decreto, por enquanto, não afeta diretamente as sociedades de tiro, mas ressalta que, medidas como essa, aumentam o preconceito em relação às atividades.

A moção aprovada será encaminhada à bancada catarinense, ao Ministério da Justiça e ao governo federal.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Ver mais de Política