vacina
Política

Acijs faz avaliação do primeiro turno das eleições na região

Entidade avalia que resultado mostra a importância do voto regional e foca na busca de maior articulação com o estado

07 Out 2022 - 09h45Por Janici Demetrio
 Acijs faz avaliação do primeiro turno das eleições na região  - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

A conquista de mais uma cadeira na Assembleia Legislativa e a manutenção de dois representantes da região na Câmara Federal, além do desempenho de candidatos locais no primeiro turno eleitoral, mostraram a importância de mobilizar a comunidade para o fortalecimento da representação política regional. O entendimento é da presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, avaliando o resultado das urnas e projetando o segundo turno, principalmente com ênfase na definição do futuro governador do estado.  

Segundo Ana Clara, o movimento resultou da campanha "É de casa! Eleja quem você conhece da região", e foi assertivo no principal objetivo traçado pelas entidades empresariais no esforço pela conscientização de eleitores em direção ao voto útil a candidaturas identificadas com a realidade regional. Aponta que o número de votos conquistados por vários candidatos, diferentemente de eleições anteriores em que votos locais foram pulverizados para nomes de outras regiões, mostra uma aderência positiva dos eleitores à proposta lançada pelas entidades do setor produtivo por mais representatividade.

"A conquista de mais um deputado estadual e a manutenção de dois parlamentares em nível federal demonstram a efetividade da mensagem repassada pela campanha. É um desempenho positivo para que a região possa articular ainda com mais intensidade a defesa de pleitos que já são cobrados há algum tempo, importantes para o desenvolvimento da nossa região, e também tendo nos parlamentares porta-vozes junto à esfera pública do estado e País para a vinda de recursos de infraestrutura, saúde, educação, e em outras áreas. O objetivo é ter cada vez mais proximidade na atenção às demandas dos municípios da base eleitoral que representam", comenta a empresária.

Para o segundo turno, assinala a presidente da ACIJS, o esforço das entidades se mantém concentrado. Na sensibilização aos candidatos ao Governo do Estado  para que seja mantido o foco em relação aos projetos que estão em andamento e na atenção a pleitos futuros, e por outro lado no incentivo para que os eleitores retornem às urnas, diminuindo o índice de abstenção verificado no primeiro turno.

Sobre a campanha

Realizada durante o mês de setembro, dentro do calendário eleitoral, a campanha “É de casa. Eleja quem você conhece da região”, foi criada pela agência WOOP Comunicação por iniciativa da ACIJS, e com o apoio das demais entidades que formam o Centro Empresarial de Jaraguá do Sul - CDL, APEVI e os Sindicatos das Indústrias do Vestuário, Fiação e Tecelagem; Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos; e de Alimentação. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!  

Matérias Relacionadas

Política

Cadastro eleitoral para as Eleições 2024 está encerrado

A partir desta quinta (9), não é mais possível realizar as operações de transferência de domicílio, revisão de dados, regularização e emissão de novos títulos.
Cadastro eleitoral para as Eleições 2024 está encerrado
Segurança

Nova rua no bairro Ilha da Figueira será liberada na sexta-feira (10)

A passagem liga as ruas Rinaldo Bogo e José Theodoro Ribeiro, logo após a saída da Ponte do Trabalhador
Nova rua no bairro Ilha da Figueira será liberada na sexta-feira (10)
Política

Alesc aprova projeto sobre denominação da Região Metropolitana do Vale Europeu

A aprovação aconteceu nesta terça-feira (7), durante sessão ordinária na Alesc Itinerante de Blumenau. Projeto é de autoria do Deputado Delegado Egidio Ferrari
Alesc aprova projeto sobre denominação da Região Metropolitana do Vale Europeu
Política

Lunelli dá parecer favorável a projeto que amplia penalidades para quem maltratar animais 

Agora a matéria seguirá para tramitação da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal.
Lunelli dá parecer favorável a projeto que amplia penalidades para quem maltratar animais 
Ver mais de Política