Corupá

Prefeitura de Corupá compra equipamento de desinfecção para o Pronto-Atendimento 24 horas

Município é o primeiro da região a comprar o gerador de ozônio, que será usado para higienizar roupas, calçados e equipamentos de proteção

20 Abr 2020 - 13h30Por Da Redação
Prefeitura de Corupá compra equipamento de desinfecção para o Pronto-Atendimento 24 horas - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Corupá Crédito: Divulgação / Prefeitura de Corupá

A partir desta segunda-feira (20), funcionários do Pronto-Atendimento 24 horas de Corupá terão um equipamento de proteção a mais contra o Coronavírus. A Prefeitura do Município adquiriu o chamado gerador de ozônio, que desinfeta e garante a eliminação de vírus e bactérias em roupas, calçados e demais superfícies. Corupá é o primeiro município da região a adquirir este tipo de equipamento.

O “jato de desinfecção” será aplicado todos os dias nos funcionários do PA 24h. A higienização também será realizada em pacientes e bombeiros que precisarem acessar a área de atendimento. O equipamento não é pesado e lembra um jato de jardinagem.

“Este é um procedimento químico-físico, que elimina todas os microrganismos que estiverem presentes na pessoa ou no ambiente. Quem passa pelo procedimento, tem garantia de 100% de desinfecção da Covid-19. Por isso é importante usar o jato nos funcionários e nos pacientes, para garantir a efetividade do procedimento e segurança de todos que acessarem o PA 24h”, explicou o secretário de Saúde de Corupá, Michael Pereira Marques.

O gás não é prejudicial à saúde, pois o tempo que a pessoa fica exposta ao ozônio é muito pequeno. Leva-se em torno de 30 segundos para fazer a desinfecção em uma pessoa. As roupas não ficam úmidas ou com mau cheiro.

Ainda durante a manhã desta segunda, os funcionários do PA foram orientados pelo Secretário Municipal de Saúde sobre como utilizar o novo equipamento.

Este gerador de ozônio é desenvolvido pela empresa Slo3, de Ascurra. O investimento da Prefeitura foi de R$ 3,6 mil com a compra. O equipamento é semelhante ao que foi alugado para o Hospital Municipal São José, em Joinville.

Oração

A entrega do equipamento ao PA 24h teve ainda um momento de reflexão junto aos funcionários. O padre João Sebastião Boeing esteve no local para uma oração e bênçãos. “Vocês são os anjos e protetores das pessoas que precisam de ajuda por conta desta doença”, disse o religioso aos trabalhadores da Saúde.

O grupo prestou ainda uma homenagem ao colega Antônio Silvano, que faleceu semana passada vítima de infarto. Ele era funcionário da Prefeitura e atualmente trabalhava como serviços gerais no pronto-atendimento.

“Foi um momento para tentarmos acalmar nossos corações, e também para que pudéssemos agradecer todo o empenho e dedicação destes funcionários. A equipe está preparada para os atendimentos, e queremos garantir a segurança delas”, complementou o prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi.

Até o início da tarde desta segunda-feira, Corupá não registrava nenhum caso de Coronavírus.

Proteção

Ainda em março, a Prefeitura de Corupá adquiriu 50 kits com equipamentos de proteção individual aos funcionários do PA 24h. O kit de EPI nível B conta com macacão branco, bota de borracha, luvas e máscara.

Também foi realizada a sanitização dos principais espaços públicos do Município, para evitar a proliferação de microrganismos e o contágio do Coronavírus.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Meteorologista explica massa de ar polar que atingirá SC

A sexta-feira deverá ter as menores temperaturas desse ar polar. A previsão para o amanhecer desse dia é algo entre -8 e -10°C na Serra. Algo próximo dos 0°C no Litoral. 
Meteorologista explica massa de ar polar que atingirá SC
Geral

1° Festival Cultural do Vale do Itapocu está com inscrições abertas

Até o dia 20 de agosto, os candidatos podem se inscrever gratuitamente, no local designado por cada município participante do Festival: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder
1° Festival Cultural do Vale do Itapocu está com inscrições abertas
Segurança

Mais de 80 carros são removidos ao pátio na operação "Documento Legal" na região

Operação que iniciou no dia 15 de julho segue em toda a região
Mais de 80 carros são removidos ao pátio na operação "Documento Legal" na região
Geral

Livro "No Vale das Cachoeiras" é apresentado durante sessão na Câmara de Corupá

A jornalista e professora Darci Rutsatz usou o Espaço Tribuna Livre, exibiu slides com a história do parque desde a sua fundação e presenteou os vereadores com um exemplar do livro
Livro "No Vale das Cachoeiras" é apresentado durante sessão na Câmara de Corupá
Ver mais de Corupá