Covid - 19
Corupá

Jazz Band Elite de Corupá comemora 29 anos nesta sexta-feira (29)

Atualmente, são 210 alunos, de todas as idades, que se dedicam aos estudos musicais da Jazz Band Elite

29 Mai 2020 - 14h11Por Da Redação
Jazz Band Elite de Corupá comemora 29 anos nesta sexta-feira (29) - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Corupá Crédito: Divulgação / Prefeitura de Corupá

A tradicional banda e escola musical Jazz Band Elite de Corupá comemora 29 anos nesta sexta-feira (29). Infelizmente, por conta da pandemia do Coronavírus, este ano não será realizado nenhum evento de aniversário. Assim que for possível, a escola pretende apresentar um “Rock In Concert”, reunindo a banda e convidados.

Atualmente, são 210 alunos, de todas as idades, que se dedicam aos estudos musicais da Jazz Band Elite. A escola oferece cursos dos mais variados tipos de instrumento, coral e musicalização. Os trabalhos são mantidos pela Prefeitura Municipal de Corupá, através da Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com a Associação de Funcionários, Pais, Alunos e Benfeitores da Escola de Música Jazz Band Elite (AFPABEMJABE).

A história da Jazz Band teve seu início em 1929. A então Banda Linzmeyer deixou de existir porque vários integrantes se mudaram da cidade. Com a intenção de reestruturá-la, antigos membros da Linzmeyer fundaram a Jazz Elite. Na época, a banda foi convidada para tocar em vários estados e até tiveram fama. Porém, com o surgimento da Bossa Nova nos idos da década de 60, a música tradicional não era mais ouvida com tanta frequência, desativando a banda corupaense.

Foi em 1991 que a Jazz Elite ressurgiu, se transformando em escola de música. A Escola foi criada através da lei 758/91, em 29 de maio de 1991. A partir desta, data passou-se a preparar e formar músicos para retomar o trabalho com uma banda musical e assim formou-se a “Jazz Band Elite”. 40 alunos se matricularam naquele ano, e a escola realizou sua primeira audição em dezembro de 1991.

A Jazz Band Elite, desde a sua criação, fez inúmeras apresentações, participando de eventos no município, na região, estado, e até realizou viagens internacionais. Em 2002, o grupo foi ao Chile, onde participou do Encontro Internacional de Bandas na cidade de Melipilla. Em 2018, a banda voltou ao país chileno a convite do Instituto Comercial de Linares, onde participaram do 2º Encontro de Orquestras Sinfônicas e Juvenis – Región del Maule, na Província de Linares.

Cursos oferecidos pela escola musical:

Acordeom, teclado, violão, guitarra, contrabaixo, bateria, violino, viola caipira, ukulelê, trompete, trombone, tuba, Euphonium, flauta transversal, flauta doce, saxofone e clarineta além dos grupos de estudo coletivo como de flauta doce, coral, grupo de violões, Banda Experimental, musicalização infantil, e prática de música popular a crianças e jovens que frequentam o ensino fundamental da cidade.

Ficou interessado em participar de algum curso?  A escola fica na Rua Jorge Lacerda, 85, no Centro de Corupá. O contato pode ser feito pelo (47) 3375-1399, entre 8h e 13h. Neste momento, as aulas estão sendo realizadas de forma online e à distância. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Educação

Retorno das aulas presenciais segue sem data definida em Santa Catarina

Os protocolos de retomada das aulas presenciais estão em fase final e devem ser concluídos ao longo da próxima semana, com apresentação do documento finalizado em uma reunião agendada para a próxima sexta-feira, 17.
Retorno das aulas presenciais segue sem data definida em Santa Catarina
Corupá

Sexta-feira (10) é o último dia para se cadastrar e solicitar o kit emergencial da merenda escolar em Corupá

Conforme lei nacional, todas os alunos matriculados em unidades educacionais públicas têm direito em receber o kit
Sexta-feira (10) é o último dia para se cadastrar e solicitar o kit emergencial da merenda escolar em Corupá
Corupá

Defesa Civil de Corupá entrega telhas eternit para famílias atingidas por vendaval

Moradores se cadastraram para receber o benefício
Defesa Civil de Corupá entrega telhas eternit para famílias atingidas por vendaval
Corupá

Saúde de Corupá orienta população a redobrar os cuidados com o Coronavírus

Região Nordeste do Estado, onde está localizado o Município, tem risco potencial Grave de Covid-19, segundo o Governo de Santa Catarina
Saúde de Corupá orienta população a redobrar os cuidados com o Coronavírus
Ver mais de Corupá