Corupá

Jazz Band Elite de Corupá comemora 29 anos nesta sexta-feira (29)

Atualmente, são 210 alunos, de todas as idades, que se dedicam aos estudos musicais da Jazz Band Elite

29 Mai 2020 - 14h11Por Da Redação
Jazz Band Elite de Corupá comemora 29 anos nesta sexta-feira (29) - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Corupá Crédito: Divulgação / Prefeitura de Corupá

A tradicional banda e escola musical Jazz Band Elite de Corupá comemora 29 anos nesta sexta-feira (29). Infelizmente, por conta da pandemia do Coronavírus, este ano não será realizado nenhum evento de aniversário. Assim que for possível, a escola pretende apresentar um “Rock In Concert”, reunindo a banda e convidados.

Atualmente, são 210 alunos, de todas as idades, que se dedicam aos estudos musicais da Jazz Band Elite. A escola oferece cursos dos mais variados tipos de instrumento, coral e musicalização. Os trabalhos são mantidos pela Prefeitura Municipal de Corupá, através da Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com a Associação de Funcionários, Pais, Alunos e Benfeitores da Escola de Música Jazz Band Elite (AFPABEMJABE).

A história da Jazz Band teve seu início em 1929. A então Banda Linzmeyer deixou de existir porque vários integrantes se mudaram da cidade. Com a intenção de reestruturá-la, antigos membros da Linzmeyer fundaram a Jazz Elite. Na época, a banda foi convidada para tocar em vários estados e até tiveram fama. Porém, com o surgimento da Bossa Nova nos idos da década de 60, a música tradicional não era mais ouvida com tanta frequência, desativando a banda corupaense.

Foi em 1991 que a Jazz Elite ressurgiu, se transformando em escola de música. A Escola foi criada através da lei 758/91, em 29 de maio de 1991. A partir desta, data passou-se a preparar e formar músicos para retomar o trabalho com uma banda musical e assim formou-se a “Jazz Band Elite”. 40 alunos se matricularam naquele ano, e a escola realizou sua primeira audição em dezembro de 1991.

A Jazz Band Elite, desde a sua criação, fez inúmeras apresentações, participando de eventos no município, na região, estado, e até realizou viagens internacionais. Em 2002, o grupo foi ao Chile, onde participou do Encontro Internacional de Bandas na cidade de Melipilla. Em 2018, a banda voltou ao país chileno a convite do Instituto Comercial de Linares, onde participaram do 2º Encontro de Orquestras Sinfônicas e Juvenis – Región del Maule, na Província de Linares.

Cursos oferecidos pela escola musical:

Acordeom, teclado, violão, guitarra, contrabaixo, bateria, violino, viola caipira, ukulelê, trompete, trombone, tuba, Euphonium, flauta transversal, flauta doce, saxofone e clarineta além dos grupos de estudo coletivo como de flauta doce, coral, grupo de violões, Banda Experimental, musicalização infantil, e prática de música popular a crianças e jovens que frequentam o ensino fundamental da cidade.

Ficou interessado em participar de algum curso?  A escola fica na Rua Jorge Lacerda, 85, no Centro de Corupá. O contato pode ser feito pelo (47) 3375-1399, entre 8h e 13h. Neste momento, as aulas estão sendo realizadas de forma online e à distância. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Meteorologista explica massa de ar polar que atingirá SC

A sexta-feira deverá ter as menores temperaturas desse ar polar. A previsão para o amanhecer desse dia é algo entre -8 e -10°C na Serra. Algo próximo dos 0°C no Litoral. 
Meteorologista explica massa de ar polar que atingirá SC
Geral

1° Festival Cultural do Vale do Itapocu está com inscrições abertas

Até o dia 20 de agosto, os candidatos podem se inscrever gratuitamente, no local designado por cada município participante do Festival: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder
1° Festival Cultural do Vale do Itapocu está com inscrições abertas
Segurança

Mais de 80 carros são removidos ao pátio na operação "Documento Legal" na região

Operação que iniciou no dia 15 de julho segue em toda a região
Mais de 80 carros são removidos ao pátio na operação "Documento Legal" na região
Geral

Livro "No Vale das Cachoeiras" é apresentado durante sessão na Câmara de Corupá

A jornalista e professora Darci Rutsatz usou o Espaço Tribuna Livre, exibiu slides com a história do parque desde a sua fundação e presenteou os vereadores com um exemplar do livro
Livro "No Vale das Cachoeiras" é apresentado durante sessão na Câmara de Corupá
Ver mais de Corupá