Vendas

Vendas caem 4,1% em agosto, mas varejo catarinense já começa reagir

20 Out 2016 - 11h34
O comércio varejista catarinense teve queda de 4,1% no volume de vendas em agosto de 2016 em relação ao mesmo mês de 2015, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na terça-feira (18) pelo IBGE. Os setores mais afetados foram o de livros, jornais, revistas e papelaria (-16,6%) e de hiper e supermercados (4,3%), que pesa bastante na composição do índíce. Já os móveis tiveram a menor baixa (-0,1%).

A receita nominal teve variação positiva em 7,5%, mas abaixo da inflação do período (8,97%). Nos últimos cinco meses o recuo nas vendas diminuiu (-10,6% abril, -7,9% maio, -6% junho, - 2,9% julho e -4,1% agosto) e a receita avançou (1,1%, 3,1%, 4,5%, 9,1% e 7,5%).

De janeiro a agosto, as vendas no conceito restrito (sem atividades de material de construção e veículos) recuaram 7,5%. No acumulado de 12 meses, comparação que mostra a tendência do setor, o volume de vendas teve queda de 7,9%. A receita neste período foi de 3,4%, pouco acima do resultado de 3% do mês anterior.

O desempenho no mês de agosto indica que o comércio catarinense começa a trajetória de recuperação, conforme avalia o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova. “O indicador registrou tímida melhora para -7,9% no acumulado em 12 meses. Em julho, a variação havia sido de -8%. Esta pequena redução na queda é importante, pois traz uma perspectiva de melhora após 10 meses consecutivos de aprofundamento da retração. A receita nominal voltou a subir depois de cinco meses. Assim como as vendas, o resultado no faturamento ainda é baixo (3,4%), mas aponta para um cenário melhor no futuro”, pondera.

Matérias Relacionadas

Região

Patrimônio cultural do Rio da Luz será tema de fórum nesta quarta

O objetivo do fórum é ampliar o espaço de fala e escuta sobre os instrumentos de proteção aos patrimônios culturais e divulgar as ações desenvolvidas na região entre 2018 e 2020
Patrimônio cultural do Rio da Luz será tema de fórum nesta quarta
Região

Nereu Ramos faz missa pela beatificação do padre Aloísio

A partir das 15h deste sábado (17), a rádio Jaraguá vai transmitir a missa de misericórdia pela Beatificação de Padre Aloísio Boeing
Nereu Ramos faz missa pela beatificação do padre Aloísio
Ver mais de Região