presos

Três pessoas são presas pela polícia a cada hora em Santa Catarina

02 Mar 2017 - 12h52
Três pessoas são presas pela polícia a cada hora em Santa Catarina -
A cada hora que passa, três pessoas são presas em Santa Catarina. Por dia, a média é de 72 suspeitos detidos. Entre casos de flagrante e cumprimentos de ordens judiciais, o ano de 2016 terminou com 26,6 mil catarinenses presos pela polícia. A reportagem do DC obteve os números em consulta ao banco de dados atualizado pela Secretaria do Estado da Segurança Pública.

Os registros dos últimos cinco anos tiveram ligeira variação, entre ascensões e quedas, mas as estatísticas revelam que a proporção de prisões hoje é consideravelmente maior do que no início da década. No ano passado, por exemplo, cada dia terminou com pelo menos 16 prisões a mais nas cidades catarinenses do que em 2011.

Florianópolis concentra a maioria das detenções no Estado, com quase sete prisões diárias no último ano. Joinville aparece em seguida, com quase cinco casos por dia. As apreensões de adolescentes também não param de crescer desde 2011. Em média, pelo menos cinco adolescentes foram tirados das ruas pela polícia no ano passado em Santa Catarina.

Mesmo considerando apenas os adultos, os números indicam que a capacidade do sistema prisional do Estado não acompanha o ritmo de prisões. Há 14,3 mil vagas nas unidades prisionais catarinenses, segundo dados da Secretaria do Estado da Justiça e Cidadania, e um déficit que já chega a 4 mil vagas.
Ou seja, as celas dos presídios ficariam ainda mais superlotadas se todos os detidos fossem efetivamente privados de liberdade — apesar de entrarem para as estatísticas, parte dos suspeitos é liberada após o flagrante.

Só entre janeiro até o último dia 10 de fevereiro, segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Hemm, mais 5,3 mil pessoas foram conduzidas pela PM para delegacias no Estado.

 

HoraSC

Matérias Relacionadas

Região

Patrimônio cultural do Rio da Luz será tema de fórum nesta quarta

O objetivo do fórum é ampliar o espaço de fala e escuta sobre os instrumentos de proteção aos patrimônios culturais e divulgar as ações desenvolvidas na região entre 2018 e 2020
Patrimônio cultural do Rio da Luz será tema de fórum nesta quarta
Região

Nereu Ramos faz missa pela beatificação do padre Aloísio

A partir das 15h deste sábado (17), a rádio Jaraguá vai transmitir a missa de misericórdia pela Beatificação de Padre Aloísio Boeing
Nereu Ramos faz missa pela beatificação do padre Aloísio
Ver mais de Região