Schützenfest

Schützen tem média de 600 a 700 quilos de recicláveis por dia

A informação é do presidente do Samae, Ademir Izidoro, ressaltando ter ficado surpreso com os dados obtidos junto à empresa que faz a coleta de resíduos no local

12 Nov 2019 - 14h15Por Da Redação

A implantação da coleta seletiva na 31ª Schützenfest apresenta avaliação positiva por parte da organização do evento e resulta em mais renda para as cooperativas de recicladores instaladas no município de Jaraguá do Sul. A iniciativa do Samae, em parceria com a Prefeitura e a CCO, rendeu até agora, uma média entre 600 a 700 quilos de recicláveis por dia desde o último dia 7 de novembro, data de abertura da Schützenfest.

A informação é do presidente do Samae, Ademir Izidoro, ressaltando ter ficado surpreso com os dados obtidos junto à empresa que faz a coleta de resíduos no local. “Já é um bom começo. Percebemos que os frequentadores da Schützenfest estão informados sobre a coleta seletiva e preocupados em fazer o descarte correto dos resíduos”, destaca ele, acrescentando que outro fator importante neste resultado é o trabalho das equipes de limpeza que atuam durante a festa.

“Eles foram treinados e estão a todo o momento passando nas mesas para recolher os resíduos e já fazem uma triagem ali mesmo. Também observamos que as pessoas que vão depositar os materiais nas lixeiras estão mais ligadas neste processo e separam antes de descartar, o que é muito importante para o meio ambiente”.

Luciana Maciel de Lima é de Pomerode e foi contratada para atuar na equipe de limpeza. Ela acredita ser muito válida a iniciativa. “É muito importante já sair daqui o material separado, porque assim outras pessoas vão ganhar com isso”, disse ela.

A atitude dos frequentadores da festa e das equipes de limpeza tem sido de extrema relevância para os recicladores. Adilson Luiz Dalcanalle é integrante de uma das 11 cooperativas credenciadas de Jaraguá do Sul e comenta estar satisfeito com o material recebido. “Noventa e cinco por cento do material é aproveitável”, diz ele, se referindo aos plásticos, latas de alumínio e papel, que são os principais recicláveis originados na Schützenfest.

Ainda segundo o presidente do Samae, Ademir Izidoro, praticar a coleta seletiva numa festa das dimensões da Schützenfest é uma experiência importante, mas de certa complexidade. “Já estamos trabalhando com algumas alterações, como, por exemplo, aumentando o número de pontos de descartes de copos plásticos, pois percebemos que os disponibilizados inicialmente não estão sendo suficientes. Para a próxima edição da festa, vamos em busca de alternativas para reduzir o uso de plásticos e outras práticas que incentivem o uso consciente e facilitem o descarte dos materiais”, reitera.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!