Massaranduba

Prefeito e vice de Massaranduba podem perder cargos por abuso de poder econômico

22 Abr 2013 - 20h33


A promotora Maria Cristina Ribeiro, da Comarca de Guaramirim, sugeriu que seja cassado o mandato de prefeito de Mário Fernando Reinke e do vice-prefeito Armindo Sésar Tassi. Ela avaliou as denúncias feitas pela Coligação Competência, Juventude e Trabalho, em 2012, que denunciou a dupla vencedora das eleições municipais de abuso de poder econômico. De acordo com os partidos DEM, PP, PT e PR, de Odenir Deretti e Davio Leu Junior, os candidatos do PSDB e PMDB teriam distribuído macadame a mais de mil agricultores de Massaranduba, no período em que a lei eleitoral não permitia tal prática. Agora, a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo segue para análise da juíza Fabíola Geisser. Se ela entender que não há necessidade de outras provas, a sentença poderá ser publicada em cinco dias.

Em novembro do ano passado, o vereador de Massaranduba, José Osni Ronchi (PP), informava aqui na Jaraguá AM, que havia apresentado ao Ministério Púbico a denúncia questionando a distribuição de macadame durante o período eleitoral. Ele diz ter tirado fotos de pelo menos 600 locais onde o material teria sido distribuído pela prefeitura, com maior intensidade, nos meses que antecederam as eleições deste ano. O parlamentar disse achar estranho que durante os anos de 2009, 2010 e 2011, praticamente nada foi distribuído aos agricultores, apesar de a Lei 1124/ 2009 autorizar a entrega de até cinco cargas anual, e gratuita de macadame, para os agricultores devidamente cadastrados.

Na época, o prefeito Mário Fernando Reinke (PSDB), afirmou que tudo foi feito dentro da lei e que está muito tranquilo em relação à distribuição de macadame aos agricultores. Ele justifica que a entrega de material foi pequena nos três primeiros anos de vigência da lei, por causa do excesso de chuvas, da falta de material e de tempo para fazer a distribuição. Também argumentou que o trabalho nos meses que antecederam as eleições, seguiu o ritmo normal dos demais meses de 2012, fechando em cerca de 2,6 mil cargas. Disse que o número de pedidos é bem maior.

[jwplayer mediaid="121376"]

Além da perda dos mandatos, a promotora sugere que Reinke e Tassi fiquem inelegíveis por dois anos. Mário Fernando Reinke está em viagem pela Europa com a esposa e vereadora Suzane Reinke. A transmissão de cargo ao vice-prefeito aconteceu no dia 12 deste mês e o casal deve retornar no fim deste mês.

 

ROGÉRIO TALLINI