Pomerode

Opções para o final de semana: circuito Vale Europeu e Osterfest

26 Fev 2016 - 19h02
Com início e término na cidade de Indaial, o Circuito para Caminhantes tem um trajeto de 220 km, passando ainda por Rodeio, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Pomerode, Apiúna e Timbó.



O percurso apresenta diversas altitudes, variando entre 60m e 700m acima do nível do mar, porém as dificuldades são aceitáveis para praticantes com ou sem experiência. São sugeridos nove dias de caminhada para percorrer o caminho completo, em trajetos ricos em detalhes naturais que lembram as cidades da Europa. O roteiro foi traçado para fugir do asfalto e de vias muito movimentadas e a maior parte do circuito está em áreas rurais. Além do circuito a ser percorrido a pé, pode ser feito de bicicleta.

A região também possui diversas opções e infraestrutura turística para a prática de outros esportes de aventura, como rafting, rapel e caminhadas. O percurso no circuito do Vale Europeu pode ser feito em qualquer época do ano, de forma independente ou organizada. Interessados podem buscar informações no site www.circuitovaleeuropeu.com.br ou por e-mail valeeuropeu@tpa.com.br.

Final de semana também tem Osterfest

Na região turística Vale Europeu, a cidade de Pomerode prepara os últimos detalhes para receber a Osterfest, inspirada nos ingredientes e tradições herdadas dos colonizadores alemães.  A tradicional festa de Páscoa começou na quinta-feira, 25 de fevereiro, e termina em 27 de março, sempre de quinta-feira a domingo, no Centro Cultural de Pomerode.

A 8ª edição da Osterfest prioriza a interação das famílias com a preservação da Páscoa. Um dos momentos mais esperados é a Serenata de Páscoa – Stüppen. Músicos passarão pelas casas da comunidade na madrugada do dia 27 de março para anunciar as boas novas de Cristo e serão convidados a celebrar a mesa farta. A programação conta ainda com oficinas de pinturas de casquinhas de ovos e cestinhas, oficina da Osterbaum, trenzinho, brinquedos infantis, contação de histórias, Casa do Coelho, apresentações culturais e de grupos folclóricos, artesanato e produtos locais, casa do café colonial, e passeio com carros de mola e com bicicletas decoradas.

Maior árvore de Páscoa do mundo

Mais uma vez o evento terá a maior árvore de casquinhas artificiais do mundo, com cerca de 120 mil unidades. A Osterbaum ficará na área externa do Centro Cultural e mais de 50 pessoas estão envolvidas na montagem da estrutura. A organização está mobilizada ainda com outra árvore, inédita e comum na Alemanha. Será montada outra Osterbaum, com cerca de dez mil casquinhas de ovos naturais, que poderá ser visitada em uma área nova e coberta. O público poderá aumentar a decoração, personalizando uma casca e depois pendurando-a nos galhos.