vacina
Operação

Vigilância fiscaliza produtos da operação Carne Fraca

30 Mar 2017 - 16h18
 

Os fiscais da Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul estão fazendo vistorias nos mercados e supermercados, a fim de identificar e interditar cautelarmente os produtos alimentícios feitos por frigoríficos investigados na operação Carne Fraca. Considerando a operação deflagrada pela Polícia Federal no dia 17 de março, a Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul recebeu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a Resolução que determina a interdição cautelar, em todo o território nacional, de todos os produtos feitos pelos estabelecimentos: Transmeat, Frigorífico Souza Ramos, Peccin Agro Industrial (Curitiba-PR e Jaraguá do Sul-PR).

De acordo com a Vigilância Sanitária, esta Resolução vigora pelo prazo de 90 dias. Conforme a engenheira sanitarista e ambiental, Nilceane Aparecida Junkes Costa, proprietários de mercados, supermercados, estão sendo orientados a observem em suas áreas de vendas e estoque a existência dos produtos (salames, mortadelas, linguiças) com os Selos de Inspeção Federal – SIF 4644, 4040, 2155, 825. Caso os produtos sejam encontrados, devem retirá-los da área de vendas e comunicarem aos distribuidores ou aos frigoríficos citados para que façam o recolhimento, exigência esta determinada pelo Ministério da Agricultura. Porém, estes produtos não serão recolhidos e inutilizados pelos fiscais, mas deverão ficar nos estabelecimentos comerciais aguardando o recolhimento por parte dos frigoríficos. Esta operação é informativa e não repressiva. Ou seja, os produtos com a identificação nas embalagens de SIF 4644, 4040, 2155, 825, não podem estar nas áreas de vendas, devem estar identificados como “produtos aguardando o recolhimento”.

O estabelecimento comercial não será interditado por estar de posse destes produtos ou penalizado pela Vigilância Sanitária. Os produtos não serão recolhidos ou inutilizados pela Vigilância Sanitária, porque estão sendo investigados pelo Ministério da Agricultura.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail da Vigilância Sanitária: visa@jaraguadosul.sc.gov.br.

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Segurança

(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá

Morte do motociclista foi confirmada no local
(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul