dengue
Jaraguá do Sul

Seguem as obras de enrocamento na Via Verde

A avenida deve ser concluída até o fim do 1º semestre de 2020

24 Set 2019 - 06h00Por Da Redação

Teve prosseguimento na última segunda-feira (23), as obras de enrocamento da calha do Rio Itapocu nas proximidades da Via Verde, no bairro Ilha da Figueira, trabalho necessário para a abertura da Avenida Via Verde,que possibilitará a implantação de um binário com a José Theodoro Ribeiro, desafogando o trânsito desta que é a principal ligação com a área central da cidade e passagem para os municípios da microrregião. A avenida deve ser concluída até o fim do 1º semestre de 2020.

Segundo dados da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da própria Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) a primeira etapa de 210 metros do trecho do rio que receberá as melhorias foi concluída. As obras de enrocamento prosseguem, por mais 360 metros de extensão.

Também está sendo feito o desassoreamento, que é a retirada do seixo acumulado do rio. Este material está sendo utilizado como reforço e sub-base para o asfalto na via e ciclovia previstas no projeto. Devem ser retirados em torno 12 mil m³ de seixo nos próximos dias.

As equipes de trabalho também promovem a carga e transporte de materiais para a criação de áreas de depósitos de cheias. Estas áreas funcionam como reservatórios nos períodos chuvosos e, em períodos de normalidade também podem ser utilizados como áreas de lazer. ‘Evitando assim, ocupação irregulares nestes espaços e garantindo o equilíbrio hidrológico nas áreas mais centrais de Jaraguá do Sul”, destaca o secretário de Obras, Onésimo Sell.

“O objetivo é priorizar ações de controle de inundações com a abertura de áreas para acúmulo, execução de enrocamento com ampliação da capacidade de vazão do Rio Itapocu e, desassoreamento da calha com a utilização do material para base e reforço”. Ele acrescenta que este modelo de reservatórios/parque é amplamente utilizado no mundo e no Brasil e já utilizado em São Paulo (SP).

O secretário também lembrou a entrega da primeira etapa do parque Linear da Via Verde. “A segunda etapa prevê ainda uma área de recreação como playground, equipamentos para academia ao ar livre, quadra poliesportiva está em fase de terraplenagem e deverá ser entregue no primeiro semestre do ano que vem”, destacou.

Jaraguá em ação - Além da Via Verde, as ruas Bertha Weege e Manoel Francisco da Costa, importantes vias do trânsito jaraguaense, também seguem em obras. Via de ligação entre os bairros Barra do Rio Cerro, Jaraguá 84 e Jaraguá 99, a  Bertha Weege deverá em breve ter boa parte de seus 5,67 KM de extensão asfaltados. Antes de iniciar a pavimentação, a empresa executora da obra faz os remendos profundos na via. A etapa incial compreende  o trecho  entre o semáforo da Avenida Parque Malwee até a Rua Vidal José Maestri. 

Já na Manoel Francisco da Costa está sendo feita a fresagem do pavimento existente, camada de reperfilamento e capa asfáltica, além da execução da drenagem pluvial em determinados pontos. Esta drenagem está sendo feita no trecho próximo ao Gargamel Lanches e a pavimentação próximo ao nº 2800.  Obra está com 55% da execução conforme planilha estabelecida pela Secretaria de Obras. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Segurança

(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá

Morte do motociclista foi confirmada no local
(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul