transito
Jaraguá do Sul

São poucos os registros de alagamentos e deslizamentos, apesar da quantidade de chuva na cidade

De quinta para sexta-feira, foram 124 milímetros em apenas 24 horas, enquanto a média mensal para o mês todo na região gira em torno de 300 a 400 milímetros

30 Nov 2020 - 13h35Por Gustavo Henrique Reif

O volume de chuva em Jaraguá do Sul dos últimos dias tem sido um verdadeiro teste para a cidade. De quinta para sexta-feira, foram 124 milímetros em apenas 24 horas, enquanto a média mensal para o mês todo na região gira em torno de 300 a 400 milímetros. Foi o maior volume de chuva registrado no Estado em 24 horas. Por causa da situação, a Defesa Civil Estadual chegou a emitir alerta para deslizamento no nível muito alto.
 
De sexta para sábado, segundo informações do site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (cemaden), a estação pluviométrica instalada na sede dos Bombeiros Voluntários do centro apontou para 27,8 milímetros de chuva, num acumulado total de 151,8 milímetros em 72 horas, que cessou no decorrer de sábado (28). Para esta semana, uma frente fria que se aproxima do Estado trará para a região Norte possibilidade de temporais isolados e ventos intensos. O Climatempo prevê chuvas todos os dias, até sexta-feira (4), para Jaraguá do Sul, por isso, é necessária atenção.

Mesmo com tamanha precipitação, houve apenas um registro de alagamento de via pública na Rua Ernesto Lessman, no Vila Lalau, na semana passada, segundo o gerente da Defesa Civil municipal,  Marcelo Ludvichak. “Pelo volume de chuva, tivemos pouca ocorrência, o que é devido ao trabalho preventivo desenvolvido na cidade”, avalia. Ainda de acordo com o gerente, de outubro até fevereiro são os meses com histórico de muita chuva na região, então, recomenda-se a manutenção e limpeza de calhas e do sistema de drenagem dos terrenos, o que evita alagamentos e deslizamentos.

Segundo o diretor da Defesa Civil municipal, Hideraldo Colle, o acionamento do órgão público pelo fone 199 é recomendado em casos de inclinação de postes e árvores, movimentação de rochas e terra próximo de residências e aparecimento de rachaduras em muros e paredes. Em caso de tempestades com raios e ventos fortes, recomenda-se buscar abrigo longe de árvores, postes, placas, e de outros objetos que possam ser arremessados pela força do vento. Em local abrigado, deve-se ficar longe de aparelhos eletrônicos, sendo o banheiro de alvenaria um local considerado seguro. Na praia, jamais permaneça na água em caso de tempestade.












 

Matérias Relacionadas

Segurança

(Vídeo) Motociclista morre após acidente em Jaraguá do Sul

Acidente aconteceu nesta manhã
(Vídeo) Motociclista morre após acidente em Jaraguá do Sul
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Ver mais de Jaraguá do Sul