Jaraguá do Sul

Projeto Cidadão do Futuro é apresentado à secretária de Desenvolvimento Social

12 Mar 2020 - 14h04Por Da Redação
Projeto Cidadão do Futuro é apresentado à secretária de Desenvolvimento Social - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

Um projeto financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência de Jaraguá do Sul (FIA) e gerido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jaraguá do Sul chamou a atenção da secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Maria Elisa De Caro.

O programa Cidadão do Futuro, desenvolvido pelo 14º Batalhão de Polícia Militar com adolescentes infratores, tem tudo para ser desenvolvido em outros municípios. Pelo menos é a intenção da secretária, que ficou encantada com as ações aplicadas aos adolescentes no município.

No 14º Batalhão de Polícia Militar o tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer recebeu Maria Elisa e Maria Santin Camello, secretária municipal de Assistência Social e Habitação, apresentando com orgulho as redes de proteção promovidas pela PM, como o Proerd, táxi seguro, rede de vizinhos e desde o ano passado, o projeto Cidadão do Futuro.

Esse projeto foi possível graças à aprovação de aplicação de R$ 107,9 mil em recursos do FIA. A secretária Maria Santin destacou o empenho do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente para que projetos como esse tenham recursos para acontecer. Com esses investimentos, acrescenta a secretária, obtém-se cidadãos mais bem preparados para conviver e melhorar a sociedade. O montante do recurso prevê o atendimento de três turmas de adolescentes com entrega de kits, pagamento de horas-aula de professores, uso de espaços para práticas desportivas e quatro refeições por adolescente em cada sábado em que o projeto é desenvolvido.

O capitão Antonio Benda da Rocha, coordenador do projeto no 14º Batalhão, detalhou às pessoas presentes a metodologia do projeto aplicado aos adolescentes. A primeira turma, de 12 adolescentes, foi atendida no ano passado e compareceu no batalhão por 12 sábados para ter aulas sobre cidadania – como uso de drogas e suas consequências, leis de trânsito e comportamentos sociais -, aulas práticas desportivas, fazer a manutenção dos espaços que utilizaram naquele dia, além de participar de momentos de civismo com hasteamento de bandeiras e hinos.

A carga horária total que esses adolescentes cumprem dentro do programa é de 96 horas, sendo 8 horas a cada encontro. Benda ressalta que os adolescentes mudam durante os encontros, percebendo o quanto pode ser danoso para eles e para a sociedade permanecer com os comportamentos infratores e o quanto pode ser transfomador ter oportunidades como essa oferecida no programa.

O projeto Cidadão do Futuro será apresentado pela secretária Maria Elisa ao Conselho do Estado dos Direitos da Criança e Adolescente ao conselho estadual de Assistência Social. Caso aprovado poderá ser implantado em outros municípios catarinenses.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Esportes

Juventus vence o Aimoré e conquista a primeira vitória fora de casa na temporada

Com o resultado, o time jaraguaense segue no G-4 do Grupo A8, ocupando a quarta colocação, agora com 11 pontos
Juventus vence o Aimoré e conquista a primeira vitória fora de casa na temporada
Geral

1° Festival Cultural do Vale do Itapocu está com inscrições abertas

Até o dia 20 de agosto, os candidatos podem se inscrever gratuitamente, no local designado por cada município participante do Festival: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder
1° Festival Cultural do Vale do Itapocu está com inscrições abertas
Economia

Apresentador Ratinho visita Jaraguá do Sul

A visita ocorreu após a matéria da "Revista Isto É" que destacou a cidade como polo industrial, econômico e de desenvolvimento
Apresentador Ratinho visita Jaraguá do Sul
Geral

Amvali entrega projeto de mobilidade e interligação viária da Estrada do Rio Molha

Amvali entrega projeto de mobilidade e interligação viária da Estrada do Rio Molha
Ver mais de Jaraguá do Sul