vacina
Jaraguá do Sul

Projeto Cidadão do Futuro é apresentado à secretária de Desenvolvimento Social

12 Mar 2020 - 14h04Por Da Redação

Um projeto financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência de Jaraguá do Sul (FIA) e gerido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jaraguá do Sul chamou a atenção da secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Maria Elisa De Caro.

O programa Cidadão do Futuro, desenvolvido pelo 14º Batalhão de Polícia Militar com adolescentes infratores, tem tudo para ser desenvolvido em outros municípios. Pelo menos é a intenção da secretária, que ficou encantada com as ações aplicadas aos adolescentes no município.

No 14º Batalhão de Polícia Militar o tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer recebeu Maria Elisa e Maria Santin Camello, secretária municipal de Assistência Social e Habitação, apresentando com orgulho as redes de proteção promovidas pela PM, como o Proerd, táxi seguro, rede de vizinhos e desde o ano passado, o projeto Cidadão do Futuro.

Esse projeto foi possível graças à aprovação de aplicação de R$ 107,9 mil em recursos do FIA. A secretária Maria Santin destacou o empenho do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente para que projetos como esse tenham recursos para acontecer. Com esses investimentos, acrescenta a secretária, obtém-se cidadãos mais bem preparados para conviver e melhorar a sociedade. O montante do recurso prevê o atendimento de três turmas de adolescentes com entrega de kits, pagamento de horas-aula de professores, uso de espaços para práticas desportivas e quatro refeições por adolescente em cada sábado em que o projeto é desenvolvido.

O capitão Antonio Benda da Rocha, coordenador do projeto no 14º Batalhão, detalhou às pessoas presentes a metodologia do projeto aplicado aos adolescentes. A primeira turma, de 12 adolescentes, foi atendida no ano passado e compareceu no batalhão por 12 sábados para ter aulas sobre cidadania – como uso de drogas e suas consequências, leis de trânsito e comportamentos sociais -, aulas práticas desportivas, fazer a manutenção dos espaços que utilizaram naquele dia, além de participar de momentos de civismo com hasteamento de bandeiras e hinos.

A carga horária total que esses adolescentes cumprem dentro do programa é de 96 horas, sendo 8 horas a cada encontro. Benda ressalta que os adolescentes mudam durante os encontros, percebendo o quanto pode ser danoso para eles e para a sociedade permanecer com os comportamentos infratores e o quanto pode ser transfomador ter oportunidades como essa oferecida no programa.

O projeto Cidadão do Futuro será apresentado pela secretária Maria Elisa ao Conselho do Estado dos Direitos da Criança e Adolescente ao conselho estadual de Assistência Social. Caso aprovado poderá ser implantado em outros municípios catarinenses.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Segurança

(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá

Morte do motociclista foi confirmada no local
(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul