dengue 2
Kilimanjaro

Professora da Católica SC se prepara para escalar o Kilimanjaro, na África

15 Dez 2016 - 10h59

A professora dos Cursos de Engenharia e Administração da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, Ana Paula Bertoldi Oberziner, começará o ano de 2017 em um desafio que poucos brasileiros já se aventuraram. Ela vai escalar o Kilimanjaro, considerada a maior montanha da África, localizada ao nordeste da Tanzânia, na fronteira com o Quênia. O monte tem 5.895 metros de altura e se ergue em meio a uma planície de savana. A professora embarca para o Rio de Janeiro no próximo dia 16 e fica na capital carioca até 3 de janeiro, quando parte para a Tanzânia.


Ana Paula fará a escalada junto com o alpinista jaraguaense Hélio Fenrich, ex-aluno formado pela Católica SC. A dupla deve chegar ao aeroporto de Kilimanjaro na noite do dia 4 e começar a escalada no dia 6. A previsão é de que a subida ao cume leve cinco dias, e, a descida, dois. Para cumprir o cronograma, eles caminharão de seis a oito horas por dia, com paradas para tomar café, montar a barraca no acampamento seguinte, fazer uma comida mais reforçada e descansar.

Além de levarem equipamentos de trekking e alimentos que irão garantir a energia necessária para a jornada, Ana Paula e Hélio tomarão um cuidado especial com as roupas. Como enfrentarão todos os tipos de temperatura, levarão peças específicas que protegem do vento, chuva e temperaturas negativas.

“No primeiro dia será muito quente, pois ainda estaremos a 2000 metros de altitude, com a presença de vegetação e floresta. Já no cume, a temperatura pode chegar a 15º negativos, com uma sensação térmica ainda menor, além de existir a possibilidade de nevar”, comenta a professora.

A educadora está se preparando para subir o Kilimanjaro há três anos, quando escalou o estratovulcão Cerro Toco, no Deserto do Atacama (perto da fronteira entre Chile e Bolívia), com 5,6 mil metros de altitude. Foi sua primeira experiência com montanhismo e, desde então, não parou mais.


Entre os roteiros já explorados estão o Láscar (um vulcão ativo localizado também no Deserto do Atacama), Salcantay (um pico da Cordilheira dos Andes, no Peru), Monte Roraima (na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana) e outros destinos no Brasil e no Norte de Santa Catarina. Há alguns meses, Ana Paula conheceu Hélio, que costuma realizar expedições para conquistar as montanhas mais altas de cada continente. Depois de algumas conversas, resolveram ir juntos.

Enquanto a aventura não começa, a professora se dedica aos treinos de fortalecimento muscular e melhoramento do condicionamento físico, fazendo musculação quatro vezes por semana e praticando outras atividades esportivas. A chegada em Jaraguá do Sul está prevista para o dia 22 de janeiro.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)

A medida é necessária devido ao início das obras de recapeamento asfáltico
Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)
Ver mais de Jaraguá do Sul